Mar de fé pelas ondas virtuais
Arnaldo Neto 18/04/2020 19:25 - Atualizado em 04/05/2020 21:51
O período é de festa em Atafona desde o domingo (12) de Páscoa. Se fosse em uma época normal, milhares de fiéis estariam no litoral de São João da Barra neste domingo (19) para acompanhar a procissão fluvial, uma das homenagens dos pescadores à padroeira Nossa Senhora da Penha. Multidão ainda mais expressiva estaria reunida nesta segunda-feira (20), às 17h, para participar da procissão terrestre, manifestação religiosa que está entre as maiores do Estado do Rio de Janeiro, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial. Mas o mundo não vive dias de normalidade. A pandemia do coronavírus existe e as medidas de restrição social impedem aglomerações. A igreja católica tem usado como lema que é a favor da vida e, por isso, suspendeu os ritos com a presença de fiéis — inclusive no Vaticano, na Páscoa, a data mais importante para a religião. Na festa da padroeira de Atafona não é diferente: todas as celebrações são com o Santuário de portas fechadas. O mar de fé que invadia as ruas de Atafona se propaga pelas ondas virtuais. A única exceção será nesta segunda, dia maior das celebrações, quando a imagem da santa será levada, em carro aberto, às principais ruas da praia e da sede do município.
A preservação do templo e a propagação da devoção à Nossa Senhora da Penha são os principais pilares da Irmandade, fundada em 1857 e até hoje responsável pela programação da festa, em parceria com a Prefeitura de São João da Barra, a Paróquia São João Batista e a Diocese de Campos. É a primeira vez, em 141 edições, que as atividades são somente para transmissão virtual. Em 2005, a Irmandade suspendeu toda programação recreativa, que inclui shows, atividades esportivas e culturais, já com a festa em curso: a medida foi tomada devido à morte do Papa João Paulo II, no dia 2 de abril, sábado de festa da Penha daquele ano (a data é móvel, tendo sempre como dia maior uma segunda-feira, oito dias após a Páscoa).
Provedora da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, Viviane Meireles contou que a festa foi preparada com muito amor. “A organização elaborou uma programação virtual e fervorosa. Além de missas, teremos alvorada, consagração e coroação de Nossa Senhora da Penha. Os eventos, com o santuário fechado, são transmitidos ao vivo na página da Irmandade de Nossa Senhora da Penha no Facebook. Nós temos fé que esse momento de dificuldade vai passar e no próximo ano estaremos reunidos em Atafona para celebrar as alegrias de Nossa Senhora com seu Jesus, seu filho ressuscitado”, destacou.
Nesta segunda, a imagem da padroeira será levada às principais vias públicas de Atafona e SJB. O percurso, no início, será o da tradicional caminhada de todos os anos. Depois, fica bem maior, seguindo por outras ruas do litoral e da sede do município (a página da Irmandade de NSP no Facebook informa todo itinerário). Mas o tempo será mantido nas cerca de quatro horas, com louvor e orações. A Irmandade pede que os fiéis preparem as homenagens à Nossa Senhora nas portas de suas casas, como de costume. No retorno ao santuário, previsto para as 21h, será realizada a cerimônia de coroação. “Todas as celebrações serão realizadas de acordo com os decretos divulgados em relação à prevenção ao coronavírus”, disse Viviane.
Quem vai acompanhar as celebrações pelo Facebook deve ficar atento aos horários, pois a programação será intensa, principalmente nesta segunda. Neste domingo, às 15h, no encerramento do oitavário em preparação para o principal dia de festa, será feita oração e meditação do terço da Divina Misericórdia. A transmissão volta a acontecer às 23h59 para mostrar o repique dos sinos nos primeiros segundos deste 20 de abril, que substitui a queima de fogos.
Com a intenção de deixar os fiéis, ainda que distantes fisicamente, mais próximos do santuário, as celebrações entram pela madrugada e se estendem ao longo da segunda-feira na página da Irmandade no Facebook. O terço da Divina Misericórdia acontece às 3h, além da alvorada, às 5h. Já pela manhã, às 7h, tem a oração da liturgia das horas. Reitor do santuário, o padre Jorge Guimarães celebra a missa solene às 9h. A oração do Angelus acontece às 12h e, um pouco mais tarde, às 15h, será transmitida a consagração à Nossa Senhora da Penha. No tradicional horário, às 17h, a imagem da padroeira sairá do santuário para percorrer as ruas de Atafona e SJB. Ainda tem a coroação, às 21h, e o repique dos sinos, às 23h59, vai decretar o fim da primeira festa de Nossa Senhora da Penha com a programação totalmente virtual. A esperança é de que todos possam estar mais próximos nas celebrações do próximo ano, entre os dias 4 e 12 de abril.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS