Comércio se reinventa, mas Dia das Mães será de queda de até 80% nas vendas
Joseli Matias 03/05/2020 08:52 - Atualizado em 08/05/2020 18:07
Comércio fechado
Comércio fechado / Genilson Pessanha
Segunda data mais importante para o comércio, o Dia das Mães, em 2020, a ser comemorado no dia 10 de maio, não tem animado o setor, fortemente impactado pelas restrições impostas para conter o avanço da epidemia de Covid-19. As empresas investem em alternativas, mas a perspectiva da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos é de uma queda de 75% a 80% nas vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Uma estratégia dos comerciantes de Campos para driblar o fechamento das lojas físicas foi disponibilizar o serviço de delivery aos seus clientes, que podem fazer o pedido por telefone, site, aplicativos ou até mesmo pelas redes sociais e receber os produtos em casa. Várias lojas de diferentes segmentos estão operando internamente, e a CDL reuniu esses estabelecimentos em seu site (cdlcampos.org.br), onde fornece as informações de contato.
Para o presidente da CDL Campos, Orlando Portugal, o novo serviço prestado pela entidade está facilitando a vida dos consumidores e fazendo com que outros que não utilizavam esse tipo de ferramenta aderissem.
— A CDL reuniu em seu portal 170 associados que estão oferecendo o serviço de delivery, para que os consumidores possam fazer suas compras sem sair de casa. Neste momento em que o comércio enfrenta a pior crise da era moderna, é preciso criatividade. E essa foi uma forma que encontramos para tentar reduzir os prejuízos dos empresários e oferecer uma opção ao consumidor, em uma época em que o recomendado é ficar em casa. E o melhor presente que podemos dar às mães é preservar a vida delas — ressaltou Portugal.
A professora Luana Ribeiro afirma que tem o hábito de fazer compras em grandes lojas online, mas ressalta que o momento é de apoiar o comércio local. “A situação não está fácil para ninguém. Mas se vamos presentear, por que não prestigiar as lojas da nossa cidade? Vários estabelecimentos estão usando as redes sociais para fazer as vendas e entregando na casa do cliente. É até mais cômodo”, destacou.
O motorista de aplicativo Bernardo dos Santos soube do novo serviço e já garantiu o presente da sua mãe. “Como eu já sabia que estaríamos nessa situação de isolamento no Dia das Mães, comprei com antecedência o presente. Entrei em contato pelo Facebook, escolhi por meio de fotos e eles entregaram o produto na minha casa”, contou.
Expectativa de recuperação progressiva
A exemplo do que ocorre em todo o país e no mundo, o comércio de Campos sofreu um duro golpe com a pandemia de Covid-19, que forçou a implantação de medidas restritivas. E, apesar da criatividade para manter o mínimo de operações, o presidente da CDL, Orlando Portugal, não vê uma recuperação do comércio dentro de seis meses, mesmo que haja uma flexibilização das regras de isolamento em curto prazo.
— Não existe normalidade. Mesmo com a abertura do comércio, a recuperação será progressiva. Apesar de uma permissão para a abertura, a população vai manter a quarentena por enquanto, como forma de prevenção ao novo coronavírus. Mas é importante a abertura parcial do comércio, que já sofre com esses 50 dias fechado.
Uma alternativa para alavancar as vendas do Dia das Mães que está em discussão com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e a Federação das Câmaras Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro é a transferência da data comercial para julho, quando o isolamento social já deverá ter sido suspenso. “Ainda não foi batido o martelo, mas quando definirem, será feita uma campanha para que os filhos possam comprar os presentes que não conseguiram no Dia das Mães”, destacou Portugal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS