Bolsonaro faz live com máscara após teste e caso confirmado de coronavírus no primeiro escalão
12/03/2020 20:11 - Atualizado em 24/03/2020 19:57
Ministro de Saúde e Presidente em live sobre coronavírus
Ministro de Saúde e Presidente em live sobre coronavírus / Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta fizeram uma live em uma rede social, na noite desta quinta. Nela, o presidente falou que objetivo do país é evitar “uma explosão de pessoas infectadas porque os hospitais não dariam vazão”. Nesta quinta, ele, a sua família, políticos e membros do governo que viajaram para os Estados Unidos na semana passada fizeram exames para identificar se contraíram o novo coronavírus. Medida foi decidida após o secretário especial de Comunicação, Fábio Wajngarten, apresentar sintomas de gripe e ser submetido a um teste para o coronavírus. Fábio participou da comitiva da viagem presidencial aos EUA e esteve com o presidente dos EUA, Donald Trump, em jantar no sábado.
A fala de Bolsonaro foi feita durante transmissão ao vivo em suas redes sociais, ao lado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Os dois usavam máscaras, assim como a intérprete de libras do presidente. “O que nós devemos fazer agora é evitar que haja uma explosão de pessoas infectadas. Porque os hospitais não dariam vazão. O sistema não suporta. Daí, problemas acontecem. Pessoal fica apavorado”, disse Bolsonaro. O ministro da Saúde Mandeta concordou, afirmou que “esse é o X da questão”.
Manifestações - O presidente Jair Bolsonaro sugeriu nesta quinta-feira o adiamento das manifestações marcadas para o próximo domingo, para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Bolsonaro disse que “já foi dado um tremendo recado para o Parlamento”, mesmo tendo dito, anteriormente, que o protesto não seria contra o Congresso. Ele disse que deverá tratar do adiamento no pronunciamento em cadeia nacional de televisão e rádio que fará na noite desta quinta. Em seguida, Bolsonaro afirmou que, como presidente da República, precisa “tomar uma posição” sobre as manifestações, ao mesmo tempo que ressaltou não ser responsável pelos atos.
MP libera R$ 5 bilhões para enfrentar o coronavírus
O presidente afirmou, ainda, que o governo vai editar, nesta sexta, uma Medida Provisória para a liberação de R$ 5,1 bilhões a serem gastos no enfrentamento ao novo coronavírus. A possibilidade foi anunciada pelo presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), após reunião, marcada às pressas, entre a cúpula do Legislativo e integrantes do Executivo. o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pediu o remanejamento do Orçamento de 2020 para que estados e municípios possam se preparar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS