Secretaria estadual de Saúde lança animação para abordar coronavírus com público infantil
24/03/2020 13:54 - Atualizado em 04/05/2020 22:36
Liga Anti-Coronavírus tem o Sabonete Maravilha, a Água Sensata e o Potente Álcool em Gel
Liga Anti-Coronavírus tem o Sabonete Maravilha, a Água Sensata e o Potente Álcool em Gel / Divulgação
Com o avanço do novo coronavírus e o necessário isolamento domiciliar, muitas famílias enfrentam o desafio de conversar sobre o assunto com as crianças. Para ajudar os pais a orientar os pequenos em relação às medidas de higiene e proteção, a secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro lançou a Liga Anti-Coronavírus. A aventura já circula pelas redes sociais e nos aplicativos de mensagens em vídeo de animação, história em quadrinhos e livro para colorir. Material da campanha voltada ao público infantil pode ser baixado pelo site coronavirus.rj.gov.br/liga-anticoronavirus.
Liderada pelo mascote do órgão, o Sesin, a turminha de super-heróis formada pelo Sabonete Maravilha, a Água Sensata e o Potente Álcool em Gel convoca novos amigos para enfrentar a supervilã Covid-19. E lança um desafio para a garotada: criar — e postar com a #LigaAntiCoronavírus — um cumprimento secreto. A única regra é que precisa ser de longe, sem encostar. Apertos de mão, beijos e abraços, nem pensar.
A mensagem é simples: a Covid-19 tem o poder de se multiplicar rapidamente. Faz as pessoas ficarem doentes, com febre, tosse, espirros e falta de ar. Por isso, a higiene é fundamental. A missão da turma é trabalhar em conjunto, ficar em casa e lavar as mãos de maneira certa, com água e sabão, durante 20 segundos. Outra dica valiosa é:, quando não for possível lavar as mãos, usar o álcool em gel. E muito importante: cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, evitar tocar os olhos, não emprestar objetos, nem pegar emprestado.
— Estamos vivendo uma situação delicada e não podemos nos esquecer das crianças. Adotar uma linguagem lúdica, que converse com elas, é importante para que compreendam e adotem as medidas de prevenção, e também, para que não se assustem com tudo o que está acontecendo — afirmou o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos.
No site da Liga Anti-Coronavírus, há uma cartilha com as orientações que devem ser passadas à crianças. Também foram disponibilizados desenhos dos personagens para serem pintados.
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS