Rafael Diniz cria Gabinete de Crise e estabelece normas de prevenção ao coronavírus
13/03/2020 18:49 - Atualizado em 30/03/2020 15:49
O prefeito de Campos, Rafael Diniz, criou, nesta sexta-feira (13), um gabinete de crise para ações de prevenção e combate ao coronavírus. Estão suspensas as aulas na rede pública de ensino e todas as atividades coletivas da secretaria do Envelhecimento Saudável, secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, Fundação Municipal da Infância e Juventude e Fundação Municipal de Esportes. Seguindo orientação do Governo do Estado, também estão suspensos eventos públicos e particulares, já a partir deste final de semana. Em princípio, a suspensão das atividades será por 15 dias. O prazo poderá ser prorrogado, se houver necessidade.
Eventuais casos suspeitos de coronavírus serão atendidos nas Unidades Pré-Hospitalares (UPH) de Travessão, São José (Goitacazes) e Guarus. Estas unidades referenciadas encaminharão, somente em caso de necessidade de internação, pacientes adultos para o Hospital Ferreira Machado (HFM) e crianças para o Hospital Geral de Guarus (HGG).
De acordo com o prefeito, as medidas têm por objetivo minimizar os impactos da doença, assim como agir de forma preventiva.
— A palavra-chave é informação verdadeira, assim como responsabilidade no repasse de informações. Não tenho dúvida que, seguindo todas as orientações postas pelo governo federal e todas as outras autoridades, sejam estaduais ou municipais, a gente estará enfrentando este grande desafio que hoje o nosso país vive — disse o prefeito Rafael Diniz.
A diretora da Vigilância em Saúde e infectologista, Andreya Moreira, destacou que as medidas tanto são preventivas, como de combate a possíveis casos.
— Já vínhamos nos preparando, através de reuniões e palestras de orientação para os profissionais de saúde, atuarem nesses casos. Os casos suspeitos devem se dirigir a uma dessas três UPHs, porque o atendimento estará concentrado nelas. Somente em caso de internações, eles serão encaminhados para o HFM (adulto) ou HGG (criança) — explica a médica.
O gabinete de crise é formado pelo prefeito Rafael Diniz; pelo secretário de Saúde, Abdu Neme; a diretora de Vigilância em Saúde, Andreya Moreira; a secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Pryscila Marins; a secretária do Envelhecimento Ativo e Saudável, Heloísa Landin; o secretário de Educação, Brand Arenari; a supervisora de UPHs, Natália Machado; a diretora do Núcleo de Atenção à Saúde dos Idosos, Déborah Casarsa; e o superintendente de Comunicação, Thiago Bellotti.
Principais medidas adotadas
> Educação, Cultura e Esporte (Smece) — As aulas nas unidades da rede municipal estão suspensas por 15 dias, a partir de segunda-feira (16). A medida antecipa o recesso escolar do meio do ano e ocorre como forma de prevenção ao coronavírus. Após este prazo, a possibilidade de retorno será avaliada, junto às autoridades de saúde. As secretarias das 237 unidades escolares atuarão de forma parcial. Já a sede da Smece funciona com expediente normal, entretanto, o atendimento ao público será restrito. A rede municipal conta com cerca de 53 mil estudantes e atende da creche ao Ensino Fundamental II.
> Desenvolvimento Humano e Social — Estão suspensas todas as atividades coletivas, como o II Fórum Municipal dos Direitos da Mulher, que estava previsto para a próxima segunda-feira, na sede da Prefeitura. A apresentação dos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Um Retalho de Nossa História, marcado para 27 de março no Trianon, também será remarcado. Além disso, as aulas dos cursos de Inclusão Produtiva (costura criativa, cabeleireiro, artesanato, serigrafia e panificação) serão interrompidas até uma nova orientação, bem como as rodas de conversas e palestras da programação do Dia Internacional da Mulher.
> Superintendência da Igualdade Racial — Serão suspensas aulas de todos os cursos e quaisquer atividades coletivas.
> Fundação Municipal da Infância e Juventude — Suspensas aulas de todos os cursos e quaisquer atividades coletivas.
> Fundação Municipal de Esporte — Estão suspensas todas as atividades esportivas.
> Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima — Está suspensa a programação do Teatro de Bolso.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS