Empresa de tecnologia e IFF produzem "escudo de face" para profissionais da saúde
Camilla Silva 26/03/2020 18:10 - Atualizado em 08/05/2020 17:48
Empresa de tecnologia e IFF produzem
Empresa de tecnologia e IFF produzem "escudo de face" para profissionais da saúde em Campos / Rodrigo Silveira
Uma parceria entre o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a startup Sprint 3D, incubada na Tec Campos, começou a produzir, nesta quinta-feira (26), um tipo de máscara de proteção utilizada por profissionais de saúde, conhecida com “faceshield” ou “escudo de face”. Parte do modelo é construído em impressoras 3D e o material será doado para o comitê do Gabinete de Crise do município para contenção e combate ao coronavírus.
— Para fazer um produto desse tipo, geralmente se usa moldes que são caros. Eles permitem que se produza em quantidade muito alta, mas depois tem que ser realizada a distribuição, o que demanda outras ações. As impressoras [3D], embora tenham uma produção mais demorada, fazem esse serviço sem molde e também dispensa a distribuição. Os arquivos são compartilhadas na internet, e cada um que tenham o equipamento tem a capacidade de fazer uma máscara dessa, com o certificado da Anvisa. Isso ocorre com diversas outras peças que não estão mais sendo encontradas no mercado devido à demanda do momento — afirmou Tiago Pessanha, diretor da startup Sprint 3D e egresso do curso de Engenharia de Automação e Controle do IFF.
As impressoras 3D vieram de diversos campi do IFF, assim como o material utilizado para fazer as peças. “Os Institutos Federais têm com um dos objetivos criar soluções técnicas e tecnológicas e estendê-las para a sociedade. Nós tínhamos essas soluções e resolvemos, após uma conversa com o comitê de crise municipal, que existia a possibilidade do IFF fazer essa contribuição. Todos os campi forneceram os equipamentos e o material para produção”, explicou o diretor da unidade do campus Centro, onde foi instalada a fábrica que conta, até o momento, com oito impressoras, mas número de equipamentos pode chegar a 11.
A capacidade média de produção é de 64 máscaras por dia, mas a equipe tem encontrado problemas para encontrar o material necessário para a fabricação, principalmente folhas de Acetato. Empresários podem contribuir com o projeto com doações, como foi o caso das empresas Mania D’água, que ofereceu o elástico utilizado para prender o equipamento, e o Superbom supermercados, que doou embalagens para que o produtos seja guardado com a devida esterilização.
Programa de incubação - A Tec Campos é a primeira Incubadora de Empresas do Norte Fluminense e foi criada em 2006 a partir de uma parceria da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e do Instituto Federal Fluminense (IFF) e outras instituições ligadas ao desenvolvimento regional. Para atender a esse objetivo, a incubadora de empresa oferece também cursos de capacitação para os novos empreendedores e monitora a atuação das empresas recém-criadas para apoiá-las nos primeiros anos de atuação.
— O Tiago foi aluno do IFF e a empresa dele é incubada na Tec Campos e ele chegou com essa solução para gente. Conseguimos viabilizar esse parque de produção aqui. A própria fala do Ministro da Saúde reconheceu que estão faltando equipamentos de proteção individual para profissional e nós estamos fazendo o que podemos para tentar auxiliar na produção — contou o diretor da Tec Campos, Henrique da Hora.
  • Empresa de tecnologia e IFF produzem

    Empresa de tecnologia e IFF produzem "escudo de face" para profissionais da saúde em Campos

  • Empresa de tecnologia e IFF produzem

    Empresa de tecnologia e IFF produzem "escudo de face" para profissionais da saúde em Campos

  • Empresa de tecnologia e IFF produzem

    Empresa de tecnologia e IFF produzem "escudo de face" para profissionais da saúde em Campos

  • Empresa de tecnologia e IFF produzem

    Empresa de tecnologia e IFF produzem "escudo de face" para profissionais da saúde em Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS