Recursos de compensação ambiental para recuperação do dique São João
10/03/2020 18:00 - Atualizado em 24/03/2020 19:48
Prefeita Carla Machado se reuniu com o secretário estadual Altineu Côrtes
Prefeita Carla Machado se reuniu com o secretário estadual Altineu Côrtes / Divulgação
Recursos oriundos de medidas de compensação ambiental do Porto do Açu serão utilizados na elaboração do projeto e execução da obra de recuperação do dique São João, no município de São João da Barra. A decisão foi acertada nessa segunda-feira (9), em reunião da prefeita Carla Machado com o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Altineu Côrtes, no Rio de Janeiro.
De acordo com a Prefeitura, ficou definido, também, apoio às intervenções emergenciais nas áreas alagadas pela chuva e nas inundadas pelo rio Paraíba do Sul após o rompimento do dique São João. Quatro caminhões caçamba traçados, uma retroescavadeira e uma escavadeira hidráulica serão utilizados nas contenções, abertura de valas, limpeza de canais e colocação de manilhas.
O encontro contou com a presença do presidente da Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca), Maurício Couto, o diretor de Recuperação Ambiental, Armando Costa, e o coordenador da Coordenadoria Executiva e de Planejamento do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Joaquim Amaral. Da secretaria municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, a secretária Joice Pedra e o coordenador-geral Ronaldo Paes Leme também participaram.
— Essa reunião foi importante para captar recursos a fim de mitigar os impactos sociais, econômicos e ambientais ocasionados pelo rompimento do dique São João, assim como a reestruturação com o objetivo de evitar as reincidências de inundações causadas pela vulnerabilidade do dique — explicou a prefeita Carla Machado, que decretou situação de emergência no município na última sexta-feira.
Haverá, nos próximos dias, uma reunião entre governo estadual e o Porto do Açu para tratar de Termo de Compromisso de Compensação Ambiental direcionado ao projeto e execução da obra de recuperação do dique.
Fonte: Prefeitura de São João da Barra

ÚLTIMAS NOTÍCIAS