Abertas 600 vagas em cursos profissionalizantes online
20/03/2020 18:36 - Atualizado em 24/03/2020 19:19
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e a Fundação Cecierj, ambas vinculadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, anunciam ampliação parceria para garantir o acesso da população à Qualificação Profissional por meio de conteúdos pedagógicos disponíveis em plataformas digitais. A partir do dia 23 de março, serão abertas 600 vagas em cursos profissionalizantes, totalmente online e gratuito, de Assistente de Pessoal e Tecnologia Assistiva. Já em abril, após o término do recesso, será a vez dos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio acessarem materiais didáticos remotamente.
A iniciativa de disponibilizar qualificação para população de forma online durante o período de quarentena partiu do secretário Leonardo Rodrigues, que solicitou a criação dos dois novos cursos na grade das instituições.
– Estamos empenhados e unindo forças para enfrentar a pandemia do Coronavírus. Vamos aproveitar o tempo, muitas vezes ocioso, e oferecer opções de formação profissional para a população fluminense. Serão 600 vagas distribuídas nos cursos de Assistente de Pessoal e Tecnologia Assistiva – informou o secretário.
As inscrições dos cursos abrem no dia 23 de março e vão até 08 de abril. O cadastro deverá ser realizado no site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br). O processo seletivo será por meio de sorteio, que acontecerá no dia 09. Os candidatos sorteados serão matriculados automaticamente, devendo encaminhar os documentos exigidos em edital para validação das vagas. As aulas iniciam no dia 14 de abril.
Caso permaneça a suspensão das aulas presenciais no Estado em decorrência da pandemia do Covid-19, as fundações também vão colocar conteúdos de disciplinas de Educação Básica em plataformas digitais à disposição dos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio da Faetec.
No primeiro momento, serão cadastradas as unidades da Faetec que terão acesso ao sistema do Cecierj, bem como os professores nas áreas das respectivas matérias de formação. Em seguida, serão inseridos os estudantes já matriculados na Rede, que terão a sua disposição o conteúdo pedagógico dedicado à sua etapa escolar correspondente na instituição.
Para o presidente da Faetec, a medida visa à formação dos alunos e garantir o comprimento das orientações do governo do Estado do Rio de Janeiro, a respeito da pandemia do Covid-19, corroborando, assim, com as ações preventivas de minimizar o risco da disseminação do novo Coronavírus.
– Nenhum aluno das 130 unidades ficará sem a possiblidade de seguir estudando durante esse período de isolamento social. De imediato, será dado prioridade ao conteúdo teórico. Mas, caso seja necessário, o conteúdo de laboratório será adaptado à plataforma. É um esforço deste Governo, por meio do secretário Leonardo Rodrigues, de promover formação educacional aos estudantes da Rede sem colocá-los em situação de risco – garante o presidente da Faetec, Romulo Massacesi.
A novidade proposta para os alunos da Educação Básica também foi exaltada pelo presidente da Fundação Cecierj, Gilson Rodrigues. “A Fundação Cecierj é referência no ensino a distância no Brasil, por isso, num momento como esse no qual precisamos seguir as determinações do Governador Wilson Witzel de ficarmos em casa para evitar consequências mais trágicas da Covid-19, é natural dividir toda a nossa expertise para que a educação da população do Rio de Janeiro não seja prejudicada. Vamos nos reinventar se for preciso, para que nossos alunos não sejam afetados com a interrupção das aulas” diz o professor.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS