Verão movimenta a economia em São João da Barra
22/02/2020 15:28 - Atualizado em 04/03/2020 14:54
Praias ficaram movimentadas por moradores e turistas, atraídos por shows e outros eventos no município
Praias ficaram movimentadas por moradores e turistas, atraídos por shows e outros eventos no município / Divulgação/Secom SJB
O Carnaval é o maior evento turístico de São João da Barra e marca o encerramento do verão, mas, antes mesmo do término da festa de Momo, o município já comemora o sucesso da alta temporada com os bons números registrados pelos setores de comércio e serviços. O movimento foi 20% maior em relação ao ano passado, segundo estimativa da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, reflexo principalmente da programação de shows e atividades culturais e esportivas promovida pela Prefeitura.
No Balneário de Atafona, palco de grandes atrações nacionais e locais nos fins de semana do verão, os 61 ambulantes somaram faturamento líquido de R$ 500 mil, segundo dados da Associação Sanjoanense de Ambulantes (ASA).
— Foi um excelente número para janeiro e fevereiro, sem contar a geração de empregos temporários, com a contratação de 300 trabalhadores — disse a presidente da ASA, Angela Amaral.
Em todo o município o movimento foi positivo. Na praia do Açu, os eventos também impulsionaram o setor. Há um ano e meio Alexandre da Silva é proprietário de um bar na área próxima ao palco oficial. Para ele, os eventos são fundamentais para atrair os consumidores.
— A lotação foi de mais de 100% nos fins de semana, ocupando todas as 40 mesas, e ainda com clientes em pé, lotando o bar — comemorou o comerciante.
A presidente da Associação de Hotéis, Pousadas e Restaurantes de São João da Barra, Patrícia Matos Cordeiro de Almeida, proprietária de uma pousada em Cajueiro, é outra que festeja o movimento do verão. Ela vai reunir os associados depois do Carnaval para realizar um balanço da alta temporada, mas já antecipou que o resultado foi positivo.
— Ainda não temos os números, mas já sabemos que foi um ótimo verão, com bastante movimento, com ocupação entre 80% e 100% nos hotéis e pousadas nos fins de semana — afirmou Patrícia.
Alexandre da Silva comemorou movimento em bar no Açu
Alexandre da Silva comemorou movimento em bar no Açu / Divulgação/Secom SJB
Setores de hotelaria e restaurantes em alta
De acordo com o superintendente de Comércio, Serviços e Empreendedorismo da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Osvaldo Barreto, os setores de hotelaria e restaurante foram os que mais faturaram no verão.
— Temos um momento bom na economia e no município. Particularmente, podemos destacar a programação da Prefeitura e os investimentos feitos também no turismo, incluindo a infraestrutura — ressaltou.
Encerrada a alta temporada, após o Carnaval, a secretaria vai consolidar os números do impacto do verão na economia municipal. O balanço vai ajudar a definir novas políticas públicas de fomento ao setor.
Investimentos para fomentar o turismo
Para ajudar a fomentar o turismo, um dos mais importantes setores da economia de São João da Barra, a Prefeitura investe não só na programação de eventos, mas na infraestrutura, com destaque para a ação integrada da secretaria municipal de Segurança Pública, pasta que abriga a Guarda Civil e a Defesa Civil, com a Polícia Militar, o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil.
A prefeita Carla Machado destacou a importância do investimento público para ajudar no desenvolvimento.
— O turismo gera muitos empregos em São João da Barra e é também um setor de muitas oportunidades para empreendedores. A alta temporada, finalizando com o Carnaval, que nos dá muito orgulho por ser o melhor do interior do estado do Rio, é especialmente importante para a atividade turística, e por isso é fundamental que a Prefeitura invista no setor — enfatizou a prefeita.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS