Passeio pela história e cultura de São João da Barra
08/02/2020 17:52 - Atualizado em 19/02/2020 15:37
Antiga Casa de Câmara e Cadeia recebe grupo de turistas
Antiga Casa de Câmara e Cadeia recebe grupo de turistas / Divulgação
Faltavam poucos minutos para o relógio marcar 15 horas quando o ônibus da excursão manobrou no estacionamento da Colônia de Férias do Sesc Mineiro de Grussaí. O termômetro passava dos 30 graus na tarde ensolarada de verão da última sexta-feira, mas o vento nordeste era um alívio para o calor. Conduzido pelo guia sanjoanense André Pinto, o grupo de 33 turistas das cidades de Teresópolis e Guapimirim começava ali uma viagem de quatro horas pela história e pela cultura de São João da Barra, percorrendo o litoral até Atafona e seguindo para o centro histórico na sede do município. Mais da metade do grupo, que chegou na véspera para uma estada de quatro dias, visitava o município pela primeira vez. O mar, a restinga, as casuarinas, a foz do Rio Paraíba do Sul, os prédios seculares, tudo era novidade. Na alta temporada, o Sesc de Grussaí recebe em média 20 ônibus de excursão por semana. São 1.500 turistas, que correspondem a 80% do público da Colônia de Férias.
O passeio começa pelo portal de Grussaí na Beira Mar, de onde é possível avistar o Complexo Portuário do Açu. Dali o ônibus segue à esquerda pela avenida Atlântica, passando pelo Polo Gastronômico e seguindo em direção a Chapéu de Sol, cujo principal atrativo é a casa em formato de disco voador. O roteiro continua pelo Balneário de Atafona, Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação e chega à localidade que abriga a foz do rio Paraíba do Sul, onde ocorre o fenômeno do avanço do mar. “São João da Barra é um lugar incrível. Vim pela primeira vez em agosto e fiz questão de voltar e repetir o passeio”, diz a escriturária aposentada, Célia Maria Ferreira Martins, 70, moradora de Guapimirim.
Próxima parada: centro histórico de São João da Barra, passando pela Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto (Casa de Câmara e Cadeia), Loja do Milagre, da Indústria de Bebidas Joaquim Thomaz de Aquino Filho, e Palácio Cultural Carlos Martins. Na Casa de Cultura o grupo é recebido pelo professor Rômulo Pontes, diretor do espaço. A aula de história encantou a doceira Carmem Josiane Gonçalves, 60, de Guapimirim, que visita São João da Barra pela primeira vez. “Me sinto dentro da história neste prédio, com esses personagens que parecem reais”, descreve, referindo-se aos manequins em tamanho real que retratam personalidades da história sanjoanense. Carmem viajou com a família, um total de 11 pessoas, e já faz plano para voltar. “O Sesc é muito bom e a cidade é bastante agradável”.
Setor importante na economia municipal
O turismo é um setor importante da economia do município. Gera renda e emprego, fortalece o comércio e os serviços, contribui para a imagem positiva de São João da Barra no cenário nacional. A Prefeitura investe na infraestrutura e na preservação da história e dos ecossistemas e na alta temporada promove uma programação diversificada de eventos para proporcionar lazer aos sanjoanenses e aos visitantes.
— É nosso papel, como poder público, ajudar a movimentar a economia com investimentos públicos que fortaleçam a atividade turística. Temos orgulho de receber os turistas e cuidamos dos nossos espaços com muito carinho. Quem nos visita vê os prédios históricos restaurados, reformados e funcionando, vê que nos importamos e nos preparamos, mesmo diante do desafio que é fazer a gestão pública neste período do ano, quando nossa população aumenta consideravelmente — disse a prefeita Carla Machado (PP).
Estrutura elogiada e planos de novas visitas
Quem organizou a excursão foi o guia Patrick de Oliveira, dono de uma pequena empresa de turismo de Teresópolis, que administra com a ajuda da esposa e da mãe. Desde 2017 para cá promoveu cinco viagens para São João da Barra, trazendo quase 300 turistas. “Todos gostam muito da experiência e muitos voltam. A estrutura do Sesc é muito boa e São João da Barra tem muitos atrativos, como as ruínas de Atafona e esse vento nordeste sem igual em nenhum outro lugar”, conta Patrick, que já planeja nova excursão para junho ou julho.
Patrick sempre contrata André Pinto como guia local. Guia em turismo regional e monitor do Espaço da Ciência, André conhece como poucos a história, as riquezas ambientais e a cultura de São João da Barra. “Gosto muito de apresentar o município aos visitantes. Sempre sou contratado por agências de turismo e operadoras. Os turistas se encantam com nossa história, com os monumentos turísticos, os doces típicos. Fico feliz de ver que apreciam a experiência”.
Ao final do passeio, o grupo é presenteado com brindes do município, sorteados entre os participantes. O item mais disputado é o licor de jabuticaba, feito pelo próprio André Pinto. Da Prefeitura ganham também cartões postais.
Espaço da Indústria de Bebidas Joaquim Thomaz de Aquino Filho também é ponto de parada
Espaço da Indústria de Bebidas Joaquim Thomaz de Aquino Filho também é ponto de parada / Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS