Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do IPS, divulga agenda do Jubileu de Prata
18/02/2020 19:56 - Atualizado em 02/03/2020 14:16
Festa da igreja terá início no dia 02 de março, com os 25 anos sendo comemorados dia 05
Festa da igreja terá início no dia 02 de março, com os 25 anos sendo comemorados dia 05 / Rodrigo Silveira
São 25 anos com muitas histórias de fé, evangelização e preservação da memória coletiva. No dia 05 de março, a paróquia Nossa Senhora de Fátima, no IPS, em Campos, reunirá fieis para para recordar momentos importantes da trajetória, que se mantém viva e completa 100 anos. A programação do Jubileu de Prata terá início no dia 02. A abertura do tríduo terá meditação do terço mariano e missa presidida pelo padre Gilberto de Araújo Alvim.
Tudo começou com o trabalho de décadas que foi realizado pelos padres redentorista. Em 05 de março de 1995, Dom João Corso criou a paróquia Nossa Senhora de Fátima, confiando ao padre Gilson Motta o projeto de preservação do legado implantado na comunidade. Aos poucos, surgiam as pastorais e movimentos. Atualmente, o memorial é confiado ao padre Crimário Verdan. Sacerdotes que passaram pela comunidade durante os 25 anos vão participar da agenda comemorativa.
— Nesses 25 anos, tem se gerado uma comunidade viva e muito presente. Mostra a fecundidade e maturidade desta igreja e, hoje, nos apresenta um rosto de uma paróquia não apenas bem organizada e bem estruturada, mas uma paróquia bem diversificada, com muitas pastorais que dão ao laicato a chance e o protagonismo de evangelizar — disse o bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, que celebrará a missa do dia 05.
A fiel Kátia Rosa Ventapane destacou o Jubileu de Prata como um momento de louvar a Deus pelas bênçãos derramadas e recordar as histórias e o legado de fé.
— Em preparação ao Jubileu de Prata paróquia, devemos ter a motivação para um renovado impulso missionário, sendo evangelizadores que rezam e trabalham. Neste Jubileu de Prata, está à frente da paróquia o padre Crimário Verdan. Com seu trabalho, a paróquia vive o desejo de transformação e de levar a todos da comunidade a viverem a unidade em Cristo. Que a comunidade permaneça viva, digna de perpetuar o nome de Nossa Senhora de Fátima, nossa Mãe Santíssima, e de torná-la reconhecida pelas próximas gerações. É nessa certeza de que nossa padroeira Nossa Senhora de Fátima intercede sempre por esta comunidade. É o que nos faz seguir adiante, na alegria de servir — destacou.
Atuante em pastorais, no momento colaborando para a da Comunicação, Marco Antônio Lourenço Feliciano falou sobre a necessidade de um empenho eclesial mais convicto a favor de uma nova evangelização, para redescobrir a alegria de crer e o entusiasmo de comunicar a fé.
— São 25 anos de uma comunidade em que me sinto em casa. Muito orgulho de fazer parte dela. É muita emoção. Foram muitos momentos em que vivi ali, e espero poder viver mais 25 anos, para poder presenciar seus 50 anos. Manifesto minha felicidade de celebrar o Jubileu de Prata da paróquia Nossa Senhora de Fátima — pontuou Marco Feliciano.
Morador do bairro, o fiel Braz de Paula Nicolau recordou a época de construção da capela e do apoio da população. O projeto começou a ser realizado a partir de 1994, com o anúncio feito por Dom João Corso.
— Tivemos o privilégio de pertencermos à paróquia São Benedito e sermos entregues para evangelização aos padres redentoristas. Verdadeiramente, foram eles que, através de um trabalho árduo, mas sempre com apoio da comunidade, iniciaram uma catequese, e as missas eram celebradas nas varandas das casas. Construímos a primeira capela. Deixaram uma capela solidificada e uma obra social atuante, grupo jovem e um coral que ano passado completou 26 anos de existência, com várias pastorais e movimentos. Em 1994, recebemos de Dom João Corso a notícia para que e fosse providenciada uma casa, e ele criaria a paróquia do ano seguinte, o que foi feito — destacou Braz.
Fonte: Diocese de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS