Aula inaugural dos cursos de Inclusão Produtiva começa no dia 5
28/02/2020 21:06 - Atualizado em 10/03/2020 15:09
A aula inaugural dos cursos de Inclusão Produtiva da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social da Prefeitura de Campos será no dia 5 de março, quinta-feira próxima. O evento vai acontecer às 9h no Teatro Municipal Trianon. De acordo com a secretária da pasta, Pryscila Marins, será um momento de acolhida e boas vindas, com apresentação dos cursos e de seus respectivos instrutores.
Foram disponibilizadas 900 vagas para os cursos de cabeleireiro, panificação, costura criativa, serigrafia e artesanato. Os mais procurados são o de padaria e cabeleireiro. As inscrições foram realizadas de 13 a 31 de janeiro. 
— Esses cursos estão ligados ao Departamento de Programas e Projetos da Secretaria e têm transformado vidas de centenas de campistas, que estão saindo da condição de desempregados para entrarem novamente no mercado de trabalho, recuperando a dignidade, autonomia, independência e autoestima — destacou a secretária.
A cientista social Esther Alferino e a assistente social Lyanna Carvalho levarão uma palavra motivacional ao público. "Além da secretária Pryscilla, vão estar presentes a diretora do Departamento de Programas e Projetos, Catharina Barbosa, e todos os instrutores", informou a gerente do Departamento, Iara Nascimento, que também vai orientar os novos alunos durante o evento.
Segundo Catharina, aproximadamente 270 alunos foram certificados nas diversas áreas no ano passado. A cerimônia de formatura aconteceu na Câmara Municipal em dezembro. O setor formou outras 210 pessoas em 2017 e 290 em 2018. Alguns eram ex-moradores de rua e estão reconstruindo suas vidas, após conseguirem novas oportunidades de trabalho.
 — As aulas acontecem na sede da Secretaria e também em outros polos como CRAS, de acordo com a demanda de cada território. Há, ainda, os cursos voltados para os moradores de área rural, como o de manejo de tratores agrícolas; de linguiça artesanal, geleias e doces artesanais; e de queijos, cujas inscrições serão abertas posteriormente — acrescentou a diretora.
O Programa é voltado para pessoas em vulnerabilidade social, encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou de outros equipamentos da rede socioassistencial, com o objetivo de inseri-las no mercado de trabalho, aumentar a renda familiar e diminuir a dependência de benefícios sociais.
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS