Terceiro dia D de vacinação contra o sarampo em Campos
07/03/2020 14:34 - Atualizado em 10/03/2020 14:40
Dia D de vacinação contra o sarampo
Dia D de vacinação contra o sarampo / Divulgação - Supcom Campos
A secretaria de Saúde de Campos promoveu, neste sábado (7), mais um Dia D de vacinação contra sarampo. A fase da vacinação referente à campanha deste ano disponibiliza doses enquanto a circulação do vírus estiver ativa no Brasil. Este é o terceiro dia D contra o sarampo realizado este ano e o público-alvo são crianças a partir de seis meses a adultos até 59 anos não vacinados ou que estejam com seu plano vacinal incompleto. No primeiro e segundo dias D de vacinação foram aplicadas 4.600 doses da vacina.
As doses da vacina foram disponibilizadas em 43 salas de vacinação do município, além de dois pontos volantes. Pessoas apresentando quadro de febre aguda e gestantes devem adiar a vacinação. Portadores de HIV; pessoas com câncer; tuberculose; distúrbios sanguíneos; deterioração severa da função renal e cardíaca; após administração de gamaglobulina e transfusão sanguínea; outros tipos de doenças que diminuem os sistemas de defesa do organismo ou que estejam em uso de medicações para o mesmo só devem ser vacinadas com autorização médica. Para pessoas acima de 50 anos, a recomendação é buscarem a vacinação em casos de viagem para localidades com a circulação viral ativa e em casos de recomendação médica.
O ministério da Saúde informou que em 2019 foram confirmados 18.203 casos de sarampo em 526 municípios. Em Campos, não há casos confirmados de sarampo desde 2007, quando foi implementado o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) no município.
O Departamento de Vigilância Epidemiológica ressalta que o município alcançou a meta da última campanha de intensificação nacional.
Vacinação 2020 — Desde o dia 13 de janeiro acontece a fase de intensificação da vacinação contra o sarampo referente à campanha de 2020 e segue até 13 de março. De segunda a sexta-feira, as doses são disponibilizadas em 43 salas, que funcionam das 8h às 17h. O polo de vacinação no Centro de Saúde (rua Gil de Góis, 157) atende em horário estendido, das 7h às 18h.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS