Trotes suspensos na UFRJ Macaé após possível caso de blackface
Matheus Berriel 07/03/2020 10:13 - Atualizado em 10/03/2020 14:40
Caloura de Engenharia, branca, foi pintada com tinta preta e usou vestimentas de garçonete
Caloura de Engenharia, branca, foi pintada com tinta preta e usou vestimentas de garçonete / Reprodução/Redes sociais
A direção do campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgou nota nessa sexta-feira (06) repudiando manifestações de caráter racista em suas dependências. A nota é alusiva a um possível caso de blackface ocorrido na quinta-feira (05), quando uma caloura de Engenharia, branca, foi pintada com tinta preta e usou vestimentas de garçonete durante trote. A direção do campus disse que abrirá inquérito para apurar o caso.
— Informamos que as investigações serão realizadas seguindo o procedimento legal e, caso seja constatado crime de racismo, os envolvidos serão responsabilizados tanto na esfera acadêmica quanto na criminal. Enquanto durarem as investigações, os trotes estão suspensos e proibidos dentro das dependências do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Macaé. Lançamos, no início da semana, uma campanha para impedir o trote violento ou vexatório, e garantimos que condutas de caráter racista, homofóbico, sexista ou que configure qualquer tipo de discriminação serão severamente punidas — diz a nota da direção do campus.
Numa publicação em rede social, já apagada, a caloura escreveu:
— Oficialmente na federal #UFRJ. (Oi gente, vou explicar aqui. Eu não escolhi ser pintada da forma que foi, foi escolha dos veteranos e eles escolheram assim não sei o porquê. Mas não acho que foi no intuito de fazer Black face. A bandeja e o avental é pela brincadeira que tá fazendo com a turma inteira, porque por ser [da turma] 010 falaram sobre os 10% do garçom e chamam a gente de calouro garçom. Não é na intenção de ofender ninguém).
Em nota emitida ainda na quinta-feira, a Atlética de Engenharia da UFRJ Macaé também repudiou o ocorrido:
— Reiteramos que não fazemos parte da Comissão que organiza a recepção aos novos alunos e, sendo assim, não temos poder de determinas as atividades a serem realizadas. Além disso, a bandeira da Altética, que aparece na foto, foi apenas emprestada a Comissão de Trote e por isso aparece nas fotos na qual uma caloura está pintada de preto com bolas azuis e segurando uma bandeja. Através da foto aparece apenas a tinta preta, o que remete ao "Black face" (prática racista de cerca de 200 anos) e acaba ofendendo todas as pessoas negras. Intencionalmente, ou não, qualquer ato racista deve sempre ser reprovado. Ressaltamos que REPUDIAMOS todo e qualquer ato de racismo, homofobia, xenofobia, machismo, sexismo ou qualquer outro tipo de preconceito.
Por: Matheus Berriel, com informações do G1.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS