RJ contrata professores temporários
07/03/2020 08:56 - Atualizado em 24/03/2020 19:06
Ao todo, 827 educadores poderão ser contratados para suprir a carência na rede
Ao todo, 827 educadores poderão ser contratados para suprir a carência na rede / Divulgação
A secretaria estadual de Educação (Seeduc) abriu inscrições para a contratação temporária de professores. Ao todo, 827 educadores poderão ser contratados para suprir a carência na rede. O edital foi publicado na edição do Diário Oficial de quinta-feira. E o prazo para interessados se inscreverem vai até o dia 15 de março pelo endereço www.abre.ai/contratotemporário.
O total de 827 vagas disponibilizadas serão ocupadas de acordo com a necessidade identificada pelo órgão.
Para tal, estão sendo investidos R$140 milhões. “Desta forma, a Seeduc pretende suprir as carências existentes com os professores da própria rede”, consta em nota oficial à reportagem
Haverá oportunidades em diversas disciplinas, nas funções de Professor Docente I – com carga horária de 16 horas ou 30 horas (para o Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental) e Professor Docente II – com carga horária de 22 horas (anos iniciais do Ensino Fundamental em unidades escolares prisionais e socioeducativas).
A pasta apontou que, no início de 2019, apenas 5% das escolas estavam com quadro completo de docentes. Segundo a secretaria, para cobrir esse déficit de pessoal medidas como a contratação da carga horária adicional (GLP), de professores temporários e de educadores aprovados em concursos anteriores, chegou a 96% de escolas com quadro completo.
A categoria pleiteia ainda à Secretaria Estadual de Educação a realização de concurso público. Por enquanto, porém, ainda não há previsão de isso acontecer , tendo em vista restrições impostas pelo Regime de Recuperação Fiscal.
Na mesma nota, a pasta diz que “contratará temporariamente docentes que não são da rede para também ajudar a eliminar qualquer possível falta de profissionais”. De acordo com a secretaria, no início de 2019, mais de 101 mil aulas deixaram de ser ofertadas por déficit de professores.
O objetivo da atual gestão é que os cerca de 700 mil alunos matriculados tenham a grade de docentes completa em todas as escolas. Para isso, a estratégia momentânea da Seeduc RJ é investir nas Gratificações por Lotação Prioritária (GLPs).
As disciplinas com maior defasagem de professores são Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, Química e Física. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS