Jogos Olímpicos e Paralímpicos são oficialmente adiados
24/03/2020 16:25 - Atualizado em 05/05/2020 21:08
Bandeira dos arcos olímpicos
Bandeira dos arcos olímpicos / Divulgação/COI
O Comitê Olímpico Internacional (COI) adiou oficialmente nesta terça-feira (24) os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio-2020. A medida, em virtude da pandemia do novo coronavírus, foi tomada após teleconferência envolvendo o presidente do COI, Thomas Bach, e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, visando preservar a saúde de atletas, treinadores e demais envolvidos nas competições esportivas. Esta é a primeira vez que os Jogos são adiados desde a Segunda Guerra Mundial, ocorrida de 1939 a 1945. Ainda não há data definida, mas a nota indica que devem acontecer até o verão de 2021.
— Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas hoje pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada de Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e na comunidade internacional — diz o comunicado.
Também participaram da teleconferência o presidente do Comitê Organizador de Tóquio-2020, Mori Yoshiro;  o ministro olímpico, Hashimoto Seiko; o governador de Tóquio, Koike Yuriko; o presidente da Comissão de Coordenação do COI, John Coates; o diretor geral do COI, Christophe De Kepper; e o diretor executivo dos Jogos Olímpicos do COI, Christophe Dubi.
Consta no comunicado que Thomas Bach e Shinzo Abe “expressaram sua preocupação em comum com a pandemia mundial do Covid-19 e o que isso está fazendo na vida das pessoas e com o impacto significativo que está causando nos preparativos dos atletas em todo o mundo para os Jogos. Em uma reunião muito amigável e construtiva, os dois líderes elogiaram o trabalho do Comitê Organizador de Tóquio 2020 e observaram o grande progresso que está sendo feito no Japão para lutar contra o Covid-19”.
Na véspera, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a pandemia da Covid-19 está “acelerando”. Atualmente, existem mais de 375.000 casos registrados em todo o mundo, com aumento contínuo.
— Os líderes concordaram que os Jogos Olímpicos de Tóquio poderiam ser um farol de esperança para o mundo durante esses tempos difíceis e que a chama olímpica poderia se tornar a luz no fim do túnel em que o mundo se encontra atualmente. Portanto, foi acordado que a chama olímpica permanecerá no Japão. Também foi acordado que os Jogos manterão o nome de Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020 — complementou o comunicado. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS