Covid-19 suspende provas e concursos
28/03/2020 20:00 - Atualizado em 08/05/2020 18:36
O concurso do IBGE foi adiado para o próximo ano  em razão da pandemia do coronavírus
O concurso do IBGE foi adiado para o próximo ano em razão da pandemia do coronavírus / Divulgação
O novo coronavírus já afeta concursos públicos e pode desencadear o cancelamento de provas em todo país. Isto porque a orientação dos especialistas é para que a população evite aglomerações e ambientes fechados. Como um local de prova reúne muitas pessoas em lugares fechados, a aplicação de provas neste cenário pode ser um risco. No total, 106 provas já foram suspensas ou adiadas em razão do Covid-19,
No dia 15 de março, 28 provas de concursos públicos aconteceram, mas 11 foram suspensas em virtude do coronavírus. É o caso das avaliações para o concurso da prefeitura de Quissamã. Segundo a Gualimp, organizadora do concurso, uma nova data ainda será informada.
O concurso do IBGE, com 208 mil vagas de emprego temporário, foi adiado para 2021). Foi suspenso também o XXI Exame de Ordem Unificado da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O comunicado foi publicado no portal da Fundação Getúlio Vargas.
Provas marcadas foram também suspensas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e Procuradoria Geral do Distrito Federal (PGDF)
A Prefeitura de Niterói e cancelou as provas do final deste mês. Já a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) suspendeu as avaliações de 31 de maio. Um novo cronograma será publicado. As inscrições permanecem abertas até o dia 31 de março.
Prova também desmarcada foi a do concurso para a Polícia Civil do Distrito Federal que aplicaria os exames também neste mês.
As provas do concurso Marinha SMV Praças 2019 foram adiadas devido ao risco de contaminação com o Covid-19. A nova data dos exames será definida em breve, assim como dos eventos subsequentes.
A Marinha do Brasil pede que os candidatos acompanhem constantemente as atualizações do certame no site do Distrito Naval no qual realizaram a inscrição.
O Conselho Federal de Contabilidade também emitiu comunicado informando a suspensão das provas que seriam aplicadas no dia 19 de abril.
União, estados e prefeituras focam a crise
A pandemia de coronavírus (Covid-19) fez com que o governo federal, estados e municípios tomassem medidas para tentar conter o avanço da doença no Brasil. Assim, a Prefeitura de Itaboraí decidiu também suspender por tempo indeterminado o concurso público para preencher 653 vagas na Secretaria de Educação, Cultura e Turismo. Em nota, o município explica que está impossibilitado de “manter o funcionamento do posto de atendimento presencial” e que é “imprudente, neste momento, aglomerar candidatos para realização do concurso público”, cujas provas estavam programadas para próximo dia 03 de maio. Novas datas serão marcadas.
A Fundação de Assistência a Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg), através do Instituto Consulplan, divulgou comunicado informando que as provas foram também adiadas em razão da pandemia.
A Prefeitura de Iguaba Grande igualmente decidiu adiar o seu concurso público diante da pandemia, e transferindo para o segundo semestre todas as próximas etapas do certame, incluindo a divulgação preliminar dos candidatos que concorrem às vagas de pessoas portadoras de necessidades especiais, que estava prevista para sexta-feira.
No Espírito Santo, a Polícia Civil e a Prefeitura de Cariacica também decidiram suspender os respectivos concursos. A aplicação das provas do concurso público da Prefeitura de Serra, com previsão de 1.150 vagas, também está temporariamente suspensa. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS