Vacinação contra gripe em Campos começou nesta quarta
25/03/2020 09:19 - Atualizado em 27/03/2020 14:12
Campos iniciou nesta quarta-feira (25), através da secretaria de Saúde, a primeira etapa da campanha de vacinação contra gripe. Serão vacinados idosos e trabalhadores da Saúde. As instituições hospitalares receberão equipes previamente agendadas. Durante a campanha, será realizada uma mobilização em prol das famílias carentes, para doação de itens de higiene.
Os idosos serão vacinados nos pontos fixos e, pela primeira vez, em drive thru — aqueles com dificuldade de mobilidade poderão ser conduzidos sem necessidade de descer dos carros. Também de forma inédita, a vacinação obedecerá uma tabela de idade.
Para evitar aglomerações, os locais fixos foram selecionados por serem arejados e com amplo espaço externo - Centro Esportivo da Escola (Cede) Lulu Beda, no Jardim Carioca, Guarus, Uenf e Colégio Salesiano, no Parque Tamandaré. Também será instalado posto nos mesmos moldes nas UBSs de Morro do Coco e do Lagamar, na praia de Farol de São Thomé, sempre de 9h às 16h.
Pela primeira vez, haverá duas áreas de vacinação através de drive thru – no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) e na Fundação Rural de Campos (FRC). Equipes irão aos asilos para vacinação, previamente agendada.
Pacientes acamados — Será cumprida uma agenda voltada para este público já cadastrado no Departamento de Vigilância Epidemiológica. A partir de amanhã, equipes de vacinação serão direcionadas aos bairros dos pacientes.
Demais grupos — A segunda fase da campanha de vacinação está prevista para 16 de abril, abrangendo professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais.
Terceira fase — A partir de 9 de maio, começa a vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos, 9 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes de 12 a 21 anos em medidas sócio educativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos entre 55 a 59 anos, pessoas com deficiência.
Doação — A subsecretária de Governo, Daniela Tinoco, destaca que, durante a vacinação, será realizada uma campanha de arrecadação de itens de higiene em prol de famílias carentes. Podem ser doados e entregues nos postos de vacinação anunciados pela Prefeitura: álcool gel, sabão e papel toalha. (A.N.)
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS