Campos registra queda no número de homicídios em Guarus
Daniela Abreu 22/02/2019 16:21 - Atualizado em 25/02/2019 17:35
8º BPM
8º BPM / Folha da Manhã
Ao contrário do mês de janeiro, que fechou com 23 homicídios em Campos, elevando em mais de 50% o índice, em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram 14 casos, a expectativa é de que fevereiro termine com números inferiores a 2018. Até o 23º dia de fevereiro deste ano, a cidade contabilizou sete assassinatos, três deles na área de Guarus, uma redução de 87% comparado ao mês janeiro que contabilizou 15 crimes só em Guarus. No ano passado foram 21 casos em fevereiro, 18 deles no subdistrito. Os dados foram baseados nos índices do Instituto de Segurança Pública (ISP), que foram divulgados ontem. O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente coronel Rodrigo Ibiapina, afirmou que a redução nos números é resultado direto dos trabalhos que a Polícia Militar tem realizado na área, que já foi comparada à Síria em índices de sensação de insegurança e foi a única do interior do estado a receber uma megaoperação, com uso de tanques blindados, durante o período de intervenção federal na Segurança Pública do estado. No entanto, um dia após divulgação dos dados, um homem foi morto a tiros em uma praça do Parque Aldeia, na região de Guarus. 
— Considerando o elevado número de homicídios registrados nos últimos anos na região de Guarus, o comando do 8°BPM iniciou desde o dia 1° de fevereiro a Operação Ares que já se encontra na fase III e que tem como objetivo a repressão ao tráfico de drogas e, consequentemente, a redução dos homicídios — disse o comandante.
Ainda de acordo com nota divulgada pelo comando da unidade, mudanças estratégicas no policiamento, com base nos dados estatísticos tiveram como resultado em fevereiro 45 prisões e apenas dois homicídios. “Cabe ressaltar que os números de homicídios verificados em fevereiro de 2019 representam uma redução de 87% em relação ao mês anterior e de 80% em relação à média do ano de 2018. Estamos caminhando para atingir, dentro da séri e histórica dos últimos 15 anos, o menor índice de homicídios na região de Guarus”, concluiu Ibiapina.
Geral - Segundo o ISP, no primeiro mês deste ano, o indicador homicídio doloso apresentou uma redução de 18% em relação ao mesmo período do ano passado. Este foi o mês de janeiro com menor número de vítimas nos últimos sete anos e o segundo menor nos últimos 28 anos. O indicador letalidade violenta (homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do Estado) também foi destaque: em comparação com janeiro de 2018, a queda no número de vítimas foi de 14%.
Os crimes contra o patrimônio como roubo de veículos e roubo de cargas também diminuíram em janeiro. Nos roubos de veículos, a queda foi de 28% no estado em relação ao mesmo mês do ano passado, esse foi o melhor mês de janeiro para o indicador desde 2016. Em relação a dezembro de 2018, a queda foi de 1%.
Homicídio - Um homem, não identificado, foi morto a tiros, na madrugada deste sábado, na praça do Parque Aldeia, em Guarus, localizada na rua B. 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS