"Roma" favorito à principal estatueta
Matheus Berriel 22/02/2019 19:54 - Atualizado em 28/02/2019 14:18
Escrito, dirigido, produzido e fotografado pelo mexicano Alfonso Cuarón, “Roma” é o grande favorito a conquistar o prêmio de melhor filme na premiação do Oscar, que acontece neste domingo (24), às 17h (de Los Angeles, 22h de Brasília), no Teatro Dolby. Apresentado no Cineclube Goitacá pelo jornalista e poeta Aluysio Abreu Barbosa, diretor de redação da Folha da Manhã, na última quarta-feira (20), o longa-metragem original da Netflix recebeu 10 indicações e, na opinião de dois dos três entendedores do assunto ouvidos pela Folha, ficará com a estatueta mais cobiçada. Empatado no topo da lista de indicações, “A favorita” corre por fora, bem como “Green Book: O guia” e “Infiltrado na Klan”. “Bohemian Rhapsody”, “Pantera Negra”, “Vice” e “Nasce uma estrela” são os outros indicados na categoria principal.
— “Roma” é o favorito, pois ganhou praticamente todos os prêmios mais importantes dessa temporada e, apesar de ser um belo filme, chega forte muito devido à fraca concorrência. O filme de Alfonso Cuarón mescla sua qualidade técnica e estética com uma história semi biográfica muito pessoal para o diretor e roteirista. É um filme de ritmo lento, repleto de sutilezas, filmado em preto e branco, mas com lindas cenas e visualmente muito impactante. A cena da recriação do massacre de estudantes (Massacre de Corpus Christi, em 1971) e a já famosa cena da praia são os pontos altos da produção — opinou o cineasta e publicitário Felipe Fernandes, crítico de cinema da Folha da Manhã, sem esconder a preferência pessoal por “A favorita”: — Misturando drama com um humor ácido, talvez seja o trabalho mais contido do diretor grego Yorgos Lanthimos, mas nem por isso menos interessante.
O estudante e cinéfilo Lucas Guimarães Rodrigues Barbosa compartilha do palpite em relação a ”Roma”. Se já tem favoritismo competindo com as produções de Hollywood, dificilmente perderá entre os filmes gringos:
— É o favorito a melhor filme por inúmeras qualidades. Sua imersão, os planos longos e contemplativos, as atuações fantásticas e a história sensível tornam esse filme uma experiência única. Na categoria de melhor filme estrangeiro, “Guerra Fria” e “Cafarnaum” se destacam positivamente, mas, infelizmente, suas chances de ganhar são mínimas — afirmou.
O único palpite destoante sobre a premiação principal é o do advogado e publicitário Gustavo Alejandro Oviedo, um dos coordenadores do Cineclube Goitacá, que acharia justa a vitória de “Roma”, mas acredita no triunfo de “Green Book: O guia”:
— Penso que a Academia já saldou sua dívida com os diretores mexicanos nas últimas três edições. Por isso, me parece difícil que voltem a premiar Alfonso Cuarón como melhor diretor e “Roma” como melhor filme, apesar de me parecerem os melhores nas suas categorias. “Green Book” e “Infiltrado na Klan” têm grandes chances de serem as estrelas da noite, pelo seu discurso antirracista e anti (Donald) Trump.
O Oscar 2019 será transmitido no Brasil pelos canais fechados E!, a partir de 19h, e TNT, às 20h30. A Inter TV Planície, afiliada Rede Globo e integrante do Grupo Folha, entrará ao vivo após o Big Brother Brasil, invadindo a madrugada de segunda-feira (25).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS