Draga começa a operar em Barra do Furado
27/02/2019 17:10 - Atualizado em 03/03/2019 15:03
A draga que chegou na última semana em Barra do Furado, limite de Campos com Quissamã, começou a operar nesta terça-feira (26), após o abastecimento. Enviada pela Petrobrás à Colônia de Pescadores Z-19, em Farol de São Thomé — em compensação ambiental por impactos caudados à atividade pesqueira pela empresa na prospecção e exploração de petróleo e gás na Bacia de Campos — a draga vai beneficiar aproximadamente 220 famílias de pescadores dessa região.
Sucpom - Divulgação
Em uma parceria que visa beneficiar os pescadores, a Prefeitura de Campos disponibilizará, através do Departamento de Transporte, o abastecimento de combustível da draga e operadores e ajudantes, através da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca). Já a Prefeitura de Quissamã ficará responsável pela manutenção dos equipamentos.
Segundo o assessor especial da superintendência de Pesca e Aquicultura, Arthur Caetano, com os trabalhos de remoção da areia na foz do Canal das Flechas, os pescadores terão uma grande economia, pois pagam de R$ 80 a R$ 150 diariamente para que seus barcos, que estão concentrados no Porto em Farol de São Thomé, sejam colocados e retirados do mar com ajuda de tratores.
— Com a barra desassoreada, os barcos acessam o mar a qualquer hora, chegando ao terminal pesqueiro e, consequentemente, diminuindo o gasto diário. A draga de sucção chegou a nossa região marcando o início de uma nova era na pesca, sendo primordial para qualquer crescimento da atividade pesqueira. O governo Rafael Diniz entendeu a importância do equipamento para nossa região, pois a foz do Canal das Flechas se encontra assoreada, obstruindo a passagem dos barcos. Esta é uma grande conquista, pois é um pleito antigo da classe — destaca Arthur Caetano. (A.N.)
Sucpom - Divulgação
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS