Escola de música se prepara para ano letivo
01/03/2019 18:36 - Atualizado em 03/03/2019 15:17
A Escola de Música de Santo Amaro, na Baixada Campista, está com inscrições abertas para novas matrículas e as aulas vão começar na semana após o Carnaval. Os interessados podem entrar em contato com o coordenador do projeto de musicalização infantil, Fernando Teles.
Ele destaca a importância de incentivar as crianças a se interessarem pela música e ressalta a necessidade da comunidade ajudar a manter a Lira Musical Santo Amaro com a renovação do quadro de músicos.
— Desde jovem que vejo a necessidade de preservar a cultura musical de Santo Amaro e a tradição de tantos anos desde a antiga Banda de Música Nova Aurora e anos depois a Sociedade Musical Santo Amaro, que foi desativada, e, décadas após, o ressurgimento da Lira Musical Santo Amaro. Com a escola de música tentamos manter acesa essa tradição de nossa comunidade — salientou.
O distrito tem história com bandas de musica. A arte musical é um legado de décadas, desde a Banda Musical Nova Aurora e, no século passado, com o resgate da tradição com a formação da Lira Musical Santo Amaro. As apresentações musicais são importantes nas festas do padroeiro da Baixada Campista.
Tais Ribeiro da Costa fala do projeto que vai ajudar as crianças e adolescentes a não ficarem na rua sem uma atividade.
— Eu mesma quando era adolescente participei da Lira Musical de Santo Amaro e tenho maior orgulho de nossa banda. Pena que está se acabando aos poucos devido à falta de dinheiro: não é valorizada. Mais sou filha de Santo Amaro e amo nossa banda e cavalhada, expressão cultural de nossa Baixada Campista — observou.
Roberto Ribeiro Rosa destaca a importância do resgatar a cultura musical do distrito e fala da tradição que está sendo resgatada com as aulas de musica para crianças da comunidade.
— Desde que iniciou o projeto da Escola de Música inscrevi meus dois filhos: José Roberto, de 9 anos, e Arthur, de 8 anos, que estão motivados no estudo de musica. E para a nossa comunidade essas crianças são o futuro para que a tradição das bandas de música seja resgatada e preservada — disse.
Com 14 anos, Gerson Luiz Ribeiro Júnior sonha com a carreira militar. E para o adolescente a música pode facilitar seu ingresso no Exercito Brasileiro. Iniciou as aulas e já tem como projeto ajudar resgatar as atividades da Lira Musical Santo Amaro. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS