Congos e Chinês mantêm rivalidade no Carnaval de SJB
Matheus Berriel 02/03/2019 19:19 - Atualizado em 06/03/2019 14:47
Chegou o momento sempre muito aguardado por boa parte da população de São João da Barra e até por moradores de outras cidades. As tradicionais escolas de samba Congos e Chinês, ambas com mais de 80 anos de história, desfilam nesta noite, na avenida do samba sanjoanense. O desfile da Chinês está marcado para as 22h, enquanto Congos invadirá a madrugada de amanhã, a partir de meia-noite. Além disso, as escolas retornarão à avenida na noite de terça-feira (5) e madrugada de quarta (6), com os horários invertidos.
Na noite da última quinta-feira (28), as duas agremiações participaram da abertura do Carna-val no município, mostrando um pouco do que prepararam para os desfiles oficiais. Muita gente compareceu para prestigiar os últimos ensaios técnicos das escolas. Hoje, Chinês apre-sentará o enredo “O que será de nós”, mostrando a realidade social do povo brasileiro. Cerca de 450 integrantes representarão a agremiação na avenida. Congos, por sua vez, terá como tema “Era uma vez”, uma viagem infantil protagonizada por cerca de 600 componentes.
Ainda na sede de São João da Barra, acontece hoje mais uma edição do Foliando no Carnaval, às 16h, com a Bandinha San Beleza. Também desfilarão hoje a Banda Maluca e os Amigos da Folia, às 16h; e os blocos do Botafogo, também às 16h; Amigos da Elba, às 17h; Mulekada, às 18h; do Vasco da Gama, às 19h; e Kamalyão, às 20h. Está marcado para as 19h o Caindo na Folia, uma matinê com a Bandinha São João. No palco oficial, o show será do Xote Carioca, à 1h30, enquanto Jack Fiaes comandará a festa no trio elétrico, a partir das 2h.
A secretaria de Saúde de São João da Barra está disponibilizando um posto de atendimento na Avenida do Samba. Quatro médicos, quatro enfermeiros, cinco técnicos e 12 maqueiros formam a equipe, que segue a normativa do Corpo de Bombeiros. A estrutura inclui sete leitos, sendo quatro de repouso, dois de hipotermia e um de estabilização, além de duas ambulâncias UTIs. “Enquanto houver público na avenida, estaremos prontos para atender”, informou a subsecretária de Saúde, Keth Miranda.
Em Grussaí, sairão hoje o Boneco Batoré, às 16h; e o Bloco Boi da Raça, às 17h, ambos do Outro Lado da Lagoa. Shows no palco oficial com Grupo Tudo Nosso.com, às 20h; Henrique Magalhães, às 22h; e Banda Cartão Postal, à meia-noite. Em Atafona, hoje é dia dos blocos Borracha Fraca e Vips, às 17h e 18h, respectivamente. No Açu, a folia ficará por conta do Boi Medalha, às 16h, e do Bloco Flamengo, às 18h. Shows de Banda Samba Prime, às 20h, e Conexão do Forró, à meia-noite, no palco oficial, enquanto a Banda TB-6 se apresentará no trio elétrico, às 22h. Os postos de saúde de Grussaí, Atafona e do Açu contarão com uma UTI e reforço no atendimento médico.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS