Ex-presidente Lula deixa velório do neto em São Paulo
02/03/2019 07:30 - Atualizado em 03/03/2019 15:25
Reprodução - TV Globo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou o velório do neto em São Bernardo do Campo na tarde deste sábado (2). Após quase 2 horas no local, ele saiu por volta das 13h em direção ao aeroporto de Congonhas e será levado de volta para a carceragem da Polícia Federal, em Curitiba. Lula chegou a São Paulo nesta manhã, após ser autorizado pela juíza Carolina Lebbos a participar do velório e cremação do corpo de Arthur Lula da Silva, de 7 anos, que morreu vítima de meningite meningocócica.
O corpo de Arthur começou a ser velado por volta de 22h de sexta-feira (1°) no Cemitério Jardim da Colina. Escoltado, o ex-presidente chegou ao cemitério de São Bernardo do Campo (SP) pouco depois das 11h. Na saída, bastante emocionado, Lula acenou aos presentes e pegou na mão de um apoiador. Depois, entrou em uma viatura do comboio.
O avião em que Lula viajou, um caravana prefixo PP MMs do governo do Paraná, pousou no Aeroporto de Congonhas, Zona Sul de São Paulo, às 8h31. A decolagem tinha sido às 7h19.
Muito emocionados, os pais de Arthur passaram a manhã ao lado do caixão. Objetos pessoais do menino foram colocados perto dele. A sala está repleta de coroas de flores.
Por volta de 9h, o movimento havia se intensificado na sala do velório. O policiamento foi grande do lado de fora. Antes mesmo da chegada do ex-presidente, amigos dele e políticos já estavam no local. Entre eles, estão a ex-presidente Dilma Rousseff, o governador da Bahia, Rui Costa, o ex-ministro Fernando Haddad (PT), candidato derrotado no 2º turno das eleições presidenciais de 2018, e os ex-ministros Benedita da Silva, Aloizio Mercadante e Alexandre Padilha.
A despedida do neto de Lula reúne ainda petistas como Gilberto Carvalho, José Mentor, Alexandre Padilha, José de Fillipi Jr. e o Professor Luizinho, além de Rafael Marques e José Lopes Feijóo, ex-presidentes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Os deputados Carlos Zarattini (PT-SP) e Ivan Valente (PSOL-SP) também estão presentes.
No local, o candidato derrotado do PSOL à Presidência da República, Guilherme Boulos, falou com a imprensa. "Conversei com a família, dei os pêsames. Felizmente, dessa vez houve um bom senso da Justiça e da Polícia Federal de permitir que o presidente Lula possa vir se despedir do seu neto", afirmou Boulos, referindo-se ao funeral do irmão de Lula, do qual o ex-presidente não conseguir participar devido à demora de decisão favorável do STF.
Na noite dessa sexta (1°), a Justiça Federal autorizou o ex-presidente Lula a ir ao velório do neto. Em nota, a Justiça Federal informou que a íntegra da decisão não será divulgada.
"Foi autorizada a participação de Lula no velório e que, a fim de preservar a intimidade da família e garantir não apenas a integridade do preso, mas a segurança pública, os detalhes do deslocamento serão mantidos em sigilo", divulgou a Justiça.
O processo de execução penal do ex-presidente está sob sigilo. A decisão que autorizou a viagem do ex-presidente preso foi dada após o Ministério Público Federal dar parecer favorável à saída do ex-presidente da prisão para participar do funeral do neto.
Fonte: G1
Reprodução
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS