Força-tarefa removeu cerca de mil toneladas de resíduos do vendaval
Maria Laura Gomes 01/03/2019 10:30 - Atualizado em 03/03/2019 14:43
A Prefeitura de Campos trabalhou durante esta sexta-feira na remoção de entulhos deixados pelo vendaval dessa quinta-feira (28). A Defesa Civil atuou, na manhã desta sexta-feira (1), na avenida Teresópolis, onde um imóvel desabou. Conforme a Prefeitura, cerca de mil toneladas de troncos e galhos de árvores derrubadas pelos ventos de 80 km/hora foram retiradas pela força-tarefa, que foi coordenada pelo prefeito Rafael Diniz para contornar os estragos causados pela tempestade. A Defesa Civil informou que aproximadamente 166 árvores foram derrubadas no município. Não há registros de desabrigados e desalojados. Na tarde desta sexta, árvores caíram na BR 101, no Km 20, sentido Morro do Coco, deixando o trânsito em sistema de pare e siga por pouco mais de uma hora. Equipes da Arteris Fluminense e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) trabalharam no local. 
Na tarde de quinta-feira, o vendaval atingiu Campos por aproximadamente 20 minutos, além de chuva de cerca de 40mm em alguns pontos da cidade. Além da Defesa Civil e da secretaria de Desenvolvimento Ambiental, estiveram nas ruas desde as primeiras horas desta sexta equipes da secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Guarda Civil Municipal, superintendência de Limpeza Pública e Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT).
— Desde que tomamos ciência dos estragos, iniciamos uma força-tarefa para poder auxiliar a população em tudo que for necessário. As equipes passaram a madrugada tentando amenizar o caos causado por essa tempestade. A população pode ficar tranquila, estamos colocando todos os esforços juntamente com o Corpo de Bombeiros, Vital, Autopista e Enel para restabelecer a situação — explicou o prefeito Rafael Diniz.
Apenas em uma avenida, a Nelson de Souza Oliveira, na Lapa, foram registradas mais de 40 quedas de galhos ou de árvores inteiras. O secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, explicou que, desde o fim da tempestade e até a madrugada, os trabalhos priorizaram desobstruir ruas de tráfego mais intenso e liberar fiações de energia elétrica.
— Foram quatro equipes próprias e mais três da concessionária Vital trabalhando com caminhões e retroescavadeiras. Até esta manhã de sexta, foram 45 caminhões cheios de materiais vegetais, troncos pesados de árvores inteiras, galhos, e todo material foi levado ao Aterro Controlado da Codin — disse.
O coordenador da Defesa Civil, major Edison Batista, explicou que as equipes de plantão passaram a tarde, noite, madrugada e seguiram pela sexta-feira realizando a retirada de troncos e auxiliando moradores que tiveram seus imóveis atingidos de alguma forma pelos ventos ou troncos.
— Foram mais de 160 registros de árvores na cidade inteira até agora. Demos prioridade àqueles que atrapalhavam o restabelecimento de energia e às ruas que estavam obstruídas. E em seguida passamos a atender as ocorrências e continuaremos até a normalização — explicou o major.
Sistema ficou em pare e siga na BR 101
Sistema ficou em pare e siga na BR 101

ÚLTIMAS NOTÍCIAS