Mercado de Campos mais sustentável
01/03/2019 21:27 - Atualizado em 03/03/2019 14:44
A intervenção para captação de resíduos fluidos do Mercado Municipal foi concluída nesta semana. A estrutura mantém uma base com dois contêineres, um que recebe restos de frutas, verduras e legumes e outro que retém resíduos de pescados para reciclagem. Após recolhimento, resíduos são encaminhados para a rede de esgoto.
O trabalho é resultado de uma articulação entre superintendência de Pesca e Aquicultura, secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), empresa Patense, Águas do Paraíba e Vital Engenharia Ambiental.
– Estivemos em reunião com esses órgãos e entendemos a necessidade de instalar um sistema de coleta no local já que recebíamos algumas reclamações, por ofícios ou até dos próprios comerciantes. Hoje, através de uma parceria com a Águas do Paraíba, concluímos essa instalação — disse o diretor técnico da Codemca, Jorgiele de Oliveira.
Através da base com dois contêineres e encanamento da rede coletora, os resíduos são recolhidos pela da rede de esgoto e encaminhados à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Chatuba. Motivo da intervenção é a preocupação com o bem-estar da população, somado a preservação ambiental. “A relevância da instalação dessa base é altíssima. Estamos acabando com o mau cheiro que era aqui no entorno do Mercado, cuidando do bem-estar dos feirantes, de todos os permissionários e de todos aqueles que passam diariamente pelo Mercado, além da questão do meio ambiente, de darmos um destino correto a esse chorume”, informou o presidente da Codemca, Vinicius Vieira.
O resultado da instalação é mais uma das determinações do Prefeito Rafael Diniz de idealizar parcerias e buscar aproximação de empresas. “Essa situação acontecia no Mercado Municipal há muitos anos. Através de um parceiro que foi a Águas do Paraíba, agora as calhas instaladas captam todo chorume gerado naquela área de resíduos vegetal e de peixe e são levados à elevatória para, em seguida, serem encaminhados até a ETE. Hoje, o Mercado Municipal já está muito mais agradável de ser visitado, com menos cheiro. Os comerciantes estão felizes da vida”, pontuou o superintendente adjunto de Pesca e Aquicultura, José Armando Barreto. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS