Justiça autoriza saída de Lula da prisão para ir ao velório do neto
01/03/2019 18:16 - Atualizado em 03/03/2019 15:23
Reprodução
A juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal, em Curitiba, autorizou, nesta sexta-feira, que o ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compareça ao velório do neto. Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos, filho de Sandro Luis Lula da Silva, um dos três filhos do ex-presidente com a ex-primeira-dama Marisa Letícia, morreu nesta sexta, vítima de meningite meningocócica. Após o pedido da defesa, o processo em que corre a Execução Penal de Lula entrou em sigilo.
O ex-presidente foi comunicado da morte do neto por um agente da Polícia Federal. O prédio onde Lula está preso desde 7 de abril do ano passado estava passando por dedetização e o acesso é limitado. Logo após, a defesa do ex-presidente solicitou autorização para ir ao velório que deverá ocorrer neste sábado, em Santo André.
A magistrada pediu, então, manifestação da força-tarefa da Lava Jato, que se posicionou de forma favorável à ida do ex-presidente ao velório.
O Governo do Paraná informou que o ex-presidente irá para ao velório do neto em avião oficial. O governador Ratinho Jr (PSD) destacou, em nota, que atendeu a um pedido da Polícia Federal: “O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seguirá para São Paulo em avião do Governo do Paraná. A aeronave foi liberada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, atendendo pedido da superintendência da Polícia Federal no Paraná”, informou o Governo.
No período em que está preso, Lula recebeu a visita do neto em duas oportunidades.
Há um mês, em 29 de janeiro, morreu o irmão de Lula, Genivaldo, o Vavá. A juíza responsável pela execução da pena do ex-presidente, Carolina Lebbos, negou pedido para ele sair da prisão. Os advogados recorreram ao Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4), mas o desembargador Leandro Paulsen manteve a sentença. A defesa então foi ao Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a saída no momento em que já estava ocorrendo o sepultamento. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS