Executivos da OAS afirmam pagamento de R$ 125 milhões a políticos
27/02/2019 15:59 - Atualizado em 01/03/2019 18:38
STF
STF / Reprodução
Executivos da construtora OAS contaram em depoimentos em acordo de delação premiada já homologado pela Justiça que pagaram R$ 125 milhões em propina e caixa dois para 21 políticos de oito partidos. A delação dos executivos foi homologada em julho do ano passado pelo ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). O conteúdo da delação permanece em sigilo no STF.
A informação veio à tona em reportagem publicada no jornal O Globo. Segundo a reportagem , a revelação foi feita por oito ex-funcionários que atuavam na "controladoria de projetos estruturados", que funcionava como um departamento específico de contabilidade para gerir o pagamento de propina.
Segundo o jornal, há um relatório de 73 páginas da Procuradoria-Geral da República (PGR) em que a procuradora-geral, Raquel Dodge, resume as revelações dos ex-executivos, contidas em 217 depoimentos, e pede providências ao ministro Edson Fachin, relator da operação lava-jato no supremo tribunal federal.
É a primeira vez que ex-funcionários da OAS revelam em delação como a empreiteira operava para conseguir obras e as propina pagas, de acordo com os depoimentos da delação.
Segundo o jornal "O Globo", o esquema ilegal da construtora envolvia o superfaturamento de grandes obras como estádios da copa de 2014 e a transposição do Rio São Francisco, com possível repasse de parte desses recursos a políticos citados na colaboração.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS