Alerta para o período de calor
Virna Alencar 25/02/2019 15:01 - Atualizado em 05/03/2019 12:45
Homem passou mal no Centro
Homem passou mal no Centro / Isaias Fernandes
Os dias ensolarados e de temperaturas altas são um grande atrativo para praias e piscinas, mas também podem ser um vilão para a saúde. Nesta terça-feira (25), a sensação térmica em Campos chegou a 46º. Por conta do calor excessivo, um supervisor bancário, de 38 anos, passou mal, por volta das 13h, na rua Carlos de Lacerda, na área central da cidade. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Ferreira Machado (HFM). 
Segundo populares, ao sentir que não estava bem, ele teria se escorado na grade de um estacionamento próximo e foi acudido por amigos que o acomodou na sobra até a chegada dos bombeiros. Amigos disseram que ele mora no Centro e que iria para casa almoçar quando tudo aconteceu.
Duas viaturas da corporação estiveram no local e os agentes prestaram os primeiros socorros. O caso chamou atenção de populares e comerciantes próximos. Os bombeiros informaram que ele teria sofrido uma parada cardíaca. Segundo o HFM, o paciente sofreu um pré-infarto e seu estado inspira cuidados.
A médica Dra. Zisna Alencar informou que a saúde precisa de atenção redobrada nos períodos mais quentes, especialmente idosos que têm mais dificuldade de lidar com o aumento da temperatura corporal. O risco de prejuízos à saúde aumenta porque a desidratação pode passar despercebida.
— O calor diminui a pressão arterial, o que pode ocasionar tonturas e desmaios. Entre as principais recomendações para o período é beber água sempre que sentir sede. As crianças abaixo de dois anos também merecem atenção redobrada, já que não têm autonomia para hidratar o corpo sozinhas. Quando sair de casa a dica é usar roupas frescas e levar a garrafinha d' água. Sempre que possível lavar rosto, nuca e entrar em locais climatizados — informou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS