Bancos abertos após o Carnaval
03/03/2019 11:37 - Atualizado em 06/03/2019 14:57
Foto - Isaias Fernandes
Os dias de folia estão chegando ao fim e quem nunca ouviu dizer que o ano só começa no Brasil, de fato, após o Carnaval? No serviço público, muitos setores aproveitam para enforcar a semana, voltando à rotina somente na próxima segunda-feira (11). Contudo, no setor privado, o trabalho é retomado nesta quarta-feira (6). O comércio, como já havia sido anunciado, abre normalmente. Os bancos quase tiveram um feriado estadual na quarta-feira de Cinzas, mas a folga foi barrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a previsão é de funcionamento a partir das 12h.
O último dia de expediente bancário antes do Carnaval foi marcado por muitos transtornos, tanto em Campos, como em São João da Barra. No município de SJB, que recebe muitos turistas durante o verão e no período de Carnaval, todas as agências bancárias e uma casa lotérica ficaram sem sistema por um determinado período, não sendo possível realizar operação, sequer, nos caixas eletrônicos. Dono da lotérica no Centro da cidade, Renê Fernandes apontou a fibra ótica da operadora Oi como possível causadora do problema. A operadora, em nota enviada à Folha, informou que teve sua rede parcialmente afetada em função do alto índice de tempestades de descargas elétricas ocorridas recentemente na região, afetando pontualmente os serviços de alguns clientes em SJB.
Em Campos, os correntistas precisaram de muita paciência para atendimento em algumas agências bancárias. No Santander, por exemplo, a agência que fica no Boulevard Francisco de Paula Carneiro esteve lotada durante o dia inteiro. A fila se estendia pelo Calçadão da cidade, onde os clientes aguardavam debaixo de forte sol. E paciência foi o que não teve a funcionária pública Cássia Pereira. Ela esteve no banco Santander e só conseguiu sair após o meio dia. “Sei que o problema foi pontual, mas quando a gente quer resolver problemas para viajar a paciência se perde. Mas esperei por algumas horas e depois consegui efetuar os meus pagamentos”, disse ela.
Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Campos dos Goytacazes e Região, Rafanelli Alves Pereira, o transtorno em Campos foi considerado parcial, já que no período da tarde o sistema voltou a funcionar normalmente. Os transtornos ocorreram em decorrência da tempestade que atingiu o município na última quinta-feira. Árvores caíram e atingiram a rede de energia elétrica.
Feriado suspenso — A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) chegou a confirmar que as agências bancárias do Estado do Rio não abririam na quarta-feira de Cinzas, em respeito à Lei estadual que decretou feriado bancário para todos os municípios fluminenses. Em outros estados do país, as agências permaneceriam fechadas para atendimento ao público apenas na segunda-feira (4) e nesta terça, abrindo na quarta a partir das 12h.
Mesmo anunciado o cumprimento, a Febraban ingressou na Justiça. Por fim, a ministra Rosa Weber, do STF, suspendeu lei estadual do Rio de Janeiro que instituía feriado bancário na quarta-feira de Cinzas. A decisão, anunciada na última sexta-feira (1), atendeu a pedido dos bancos.
Comércio em funcionamento já pela manhã
O movimento no comércio de Campos na última sexta-feira foi considerado intenso. Muitos foliões deixaram as compras de fantasias para a última hora, como já ocorre geralmente. Neste sábado o atendimento se encerra ao meio dia, mas retorna na próxima quarta-feira de cinzas, após os dias de folia. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Orlando Portugal, o funcionamento será normal a partir das 8h.
— As pessoas estão pensando que o comércio não vai abrir, mas, a partir das 8 da manhã, as lojas vão estar abertas com promoções, descontos e preços baixos. O ano está agora realmente começando — disse o presidente.
O gerente de uma loja no Centro informou que a dele vai abrir, mas somente após 12h. “Não sei de onde a CDL tirou que a abertura será às 8 da manhã. Esse horário ninguém aparece para comprar nada”, informou o gerente que não quis se identificar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS