Pets possuem de shopping personalizado até hotel especializado
Jane Ribeiro 23/02/2019 18:26 - Atualizado em 28/02/2019 15:24
Genilson Pessanha
O Brasil é o quarto país no ranking de população de animais de estimação no mundo. O tratamento humanizado é uma tendência que abre inúmeras oportunidades de negócios. É cada vez maior a demanda por cuidados especializados. Moda e estética, alimentação saudável, hospedagem, atendimento em casa, exercícios físicos e saúde comportamental são algumas das áreas que deverão se desenvolver intensamente nos próximos anos. Com esses investimentos o Brasil está em terceiro lugar no ranking mundial da área pet. Mercado que vem crescendo também em Campos e para quem investiu não há arrependimento.
O mercado pet consegue oferecer mais de 20 mil itens. Nas megalojas, o espaço é dividido por setores, como safári (com hamsters, coelhos, porquinhos da índia e aves diversas), além do aquarismo, cães, gatos, e filhotes. Além disso, alguns locais também oferecem atendimento veterinário e promovem feiras de adoção.
Os produtos e serviços mais adquiridos no dia a dia para cães ou gatos são rações, shampoos e condicionadores, petiscos, medicamentos e vitaminas, roupinhas, acessórios para o pelo e brinquedos. Isso é o que oferece dezenas de pet shops espalhados pela cidade.
Veterinária em um deles, Eliane Brandão sabe da sintonia e importância que os donos dão ao bem-estar de seus bichinhos. Ela disse que eles costumam zelar pela higiene, com banho e tosa, e mantêm exames e vacinas em dia. Há, ainda, aqueles que evitam oferecer alimentos não recomendados para animais.
— Antes o cão era tratado como ser funcional, hoje faz parte da família. E por isso cresce o número de pet shops. O movimento é intenso tanto para veterinários, quanto para estética. É muito difícil o animal sair daqui sem um mino, ou seja, um brinquedinho ou uma comidinha especial — informou a veterinária.
A paixão pelos animais levou Andréa Teixeira a investir na área e montar uma pousada/creche para os cães. Ou melhor, anjos de quatro patas, como ela se refere. Segundo Andréa, o mercado é propício, já que de cada 100 casas, 80 têm um animal como se fosse da família, que não pode ficar sozinho. Há três anos no ramo, ela fez da sua própria casa um local de hospedagem:
— Tudo surgiu por acaso. Uma amiga perguntou se eu conhecia alguém com quem ela poderia deixar seu cãozinho, já que ele ia viajar. E na mesma hora disse: eu. Depois disso, comecei a divulgar nas redes sociais e hoje tenho clientes todos os dias. Um negócio que mudou a minha vida, como pessoa e financeiramente. Vivo especificamente desse trabalho e pretende aumentar o espaço para atender a mais anjinhos.
Genilson Pessanha
“Vida de cão” vira sinônimo de bem-estar
Alimentação saudável, cuidados com a saúde, bem-estar físico e mimos de todo tipo. Foi-se o tempo em que a expressão ‘vida de cão’ era usada no sentido negativo. Muitas pessoas consideram seus pets membros da família. E para o bem-estar desses companheiros, gastam, em média, R$ 189 mensais, cifra que aumenta para R$ 224 entre consumidores das classes A e B. Para quem recebe até dois salários mínimos, esse valor pode representar até 10% da renda familiar.
Os donos dos pets admitem que sempre optam por itens que vão além do básico. Eles compram ração de qualidade, levam os animais para banho e tratamentos estéticos em pet shops.
Isso é o que a advogada Cristiane Silveira Parente faz com Sofia. Oferece tudo de especial para sua gatinha. Ela informou que toda semana Sofia vai ao pet shop se cuidar. “Sofia é a minha princesinha. Ela toda semana vai para a clínica tomar banho e cortar as unhas. Quando eu viajo, ela fica hospedada na própria clínica. Ela já faz parte da família. Não considero como uma fonte de despesa e sim como a minha companheira”, declarou Cristiane.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS