Folia não vai até o dia amanhecer
20/02/2019 22:39 - Atualizado em 03/03/2019 15:13
Os dias de folia na avenida do Samba, em São João da Barra, realmente terão de ser encerrados mais cedo. O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Campos, Rodrigo Ibiapina, que é responsável também por SJB, assegura que o policiamento só será garantido até as 3h, da sexta-feira de Carnaval (1º de março) até a terça-feira gorda (5). A PM não reforçará o efetivo, conforme solicitado pela Prefeitura, segundo Ibiapina, na quinta-feira que antecede a folia (28 de fevereiro), nem na quarta-feira de Cinzas (6).
Rodrigo Ibiapina
Rodrigo Ibiapina / Foto - Antônio Leudo
— Foi até contra minha vontade, mas tudo bem: 3h. Mas é 3h! Eu tenho o limite de uma hora para tirar meu policiamento e, depois, a responsabilidade é dos organizadores do evento. Então 3h vai ser o limite para desligar o som e o pessoal começar a dispersar — salientou o comandante.
Na última terça (19), a prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), e o vice, Alexandre Rosa (PRB), se reuniram com representantes das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal; Corpo de Bombeiros; Capitania dos Portos; secretarias municipais de Ordem Pública e de Turismo, Esporte e Lazer; coordenadoria de Defesa Civil e Guarda Municipal para definir o esquema de segurança durante o carnaval.
Na matéria publicada pelo site da Prefeitura, consta que “a abertura oficial acontece na quinta-feira, 28 de fevereiro, e a festa segue até o dia 5 de março, com programação na sede, Barcelos e nas praias de Atafona, Grussaí e Açu”. No entanto, o comandante do 8º BPM informou que vai indeferir o pedido:
— Estou indeferindo a autorização para o Carnaval começar na quinta-feira e também a de quarta-feira de Cinzas. Eles mandaram uma programação extensa, de quinta até quarta-feira de Cinzas. Se bobear o Carnaval vai ser o ano inteiro. A gente tem um limite operacional. A gente não tem condições de garantir a segurança no Carnaval nestes dois dias. O efetivo todo está empregado nos dias de Carnaval.
Ibiapina explicou, ainda, que os organizadores do evento precisam de um nada a opor das polícias Militar, Civil e dos Bombeiros. Além de indeferir, o comandante ainda levará o fato ao conhecimento do Ministério Público. “Não sei quanto a Bombeiros e Polícia Civil, mas o meu, já que estou no limite de operações, eu não vou dar. Se eles fizerem, é por conta e risco deles. E, obviamente, quando eu faço o indeferimento, vou estar encaminhando tudo para o Ministério Público. Aí é um problema da Prefeitura e dos organizadores. A gente não vai dar o suporte nem na quinta-feira nem na quarta-feira de Cinzas”.
Na reunião que acertou os detalhes para segurança durante a folia, a Prefeitura informou que vai contar com a integração dos órgãos da segurança pública para manutenção da ordem e a paz nos dias de folia. “É uma tranquilidade para o governo municipal poder contar novamente com o apoio dos órgãos de segurança pública durante o carnaval. Nossa cidade é referência no Estado e recebemos milhares de visitantes neste período. Proporcionar a segurança dos foliões é, portanto, é nosso objetivo”, destacou Carla Machado.
A delegada Madeleine Farias Rangel, titular da 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra, informou que a Polícia Civil estará de prontidão durante todo o carnaval com plantão 24 horas.
Toda a avenida do samba e arredores será monitorada por 16 câmeras de segurança, além do reforço de policias militares e segurança privada. A população também vai contar com o serviço da Delegacia Online, para a comunicação de ocorrências através do site: https://dedic.pcivil.rj.gov.br/.
O município também conta com o suporte da Guarda Civil Municipal, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), equipe da Postura e segurança contratada para garantir um carnaval de tranquilidade para os foliões.
Em tempo — A Folha tentou contato, por telefone, com os secretários de Turismo e de Ordem Pública de SJB para mais detalhes sobre o esquema de segurança durante os dias de folia e as restrições apresentadas pela PM, mas não conseguiu até o fechamento desta matéria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS