Trump vai declarar emergência para financiar muro na fronteira
14/02/2019 21:26 - Atualizado em 22/02/2019 18:39
Donald Trump quer fronteiras forte e controle
Donald Trump quer fronteiras forte e controle / Divulgação
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai declarar emergência nacional para financiar o muro na fronteira com o México, informou nesta quinta-feira (14) a secretária de Imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders.
Como o acordo do orçamento em votação no Congresso não inclui a verba para a construção, o republicano vai recorrer à declaração para forçar o início da obra. O Senado já aprovou a proposta no início desta noite – falta a votação da Câmara, marcada para mais tarde. Depois, o texto segue para sanção de Trump.
Sarah Sanders publicou um comunicado no Twitter em que justifica a decisão do presidente em declarar emergência: "Assegurar o fim da crise humanitária e de segurança nacional na fronteira".
Na prática, a declaração de emergência dá ao presidente permissão de usar fundos federais sem aprovação do Congresso para a construção do muro na fronteira com o México – uma das promessas de campanha do republicano.
Com isso, Trump não precisaria rejeitar o acordo aprovado nesta quinta-feira no Senado dos EUA. A própria Casa Branca já adiantou que o presidente aprovará a proposta, que também precisa passar pela Câmara.
O acordo tem mais de mil páginas e foi feito para evitar nova paralisação parcial do governo. Trump já havia declarado que estava insatisfeito com os termos da proposta – que não incluía a construção do muro. O presidente, porém, disse que não queria um novo "shutdown".
A líder da oposição e presidente da Câmara, Nancy Pelosi, rapidamente reagiu. Ela nega que haja uma emergência na fronteira sul dos EUA e afirmou que tomará medidas judiciais para reverter a decisão de Trump.
O senador Chuck Schumer, líder do Partido Democrata no Senado, disse que a declaração de emergência, caso se confirme, será "um enorme abuso de poder da Presidência".
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS