Aplausos para "Roma" no Cineclube Goitacá
Matheus Berriel 21/02/2019 18:41 - Atualizado em 22/02/2019 17:52
Foto - Genilson Pessanha
Um dos grandes, se não o maior favorito ao Oscar de melhor filme da temporada, “Roma” foi aplaudido pelo público que lotou a sessão do Cineclube Goitacá nessa quarta-feira (20). O longa-metragem original da Netflix foi apresentado pelo jornalista e poeta Aluysio Abreu Barbosa, diretor de redação da Folha da Manhã, que destacou a sensibilidade do diretor mexicano Alfonso Cuarón em abordar de forma pungente a opressão às mulheres, independente da classe social, sem pregar a misandria.
No discurso de introdução ao debate, Aluysio citou ter percebido a presença da figura do diretor no personagem Pepe, um dos filhos de Sofia (Marina de Tavira), uma mulher de classe média-alta que é abandonada pelo marido. A empregada doméstica Cleo (Yalitza Aparicio) também sente o abandono na pele, mas do namorado que a deixou após descobrir a gravidez.
— O filme transita muito entre realidade e ficção. A grande vantagem, no meu entender, é que ele consegue ser extremamente feminino tendo sido escrito, dirigido, produzido e fotografado por um homem, que não esbarra na misandria travestida de feminismo, do ódio ao homem — afirmou.
Um dos integrantes da plateia, o ambientalista e historiador Aristides Soffiati se emocionou durante o filme. Durante o debate, elogiou a apresentação por parte de Aluysio: “Como bom jornalista, você trouxe um filmaço para a gente, em primeira mão, passando por fora das duas grandes redes de cinema de Campos. Para mim, foi um presente, porque me vi muito nesse filme. Tive uma história parecida na minha infância, e isso me comoveu muito, não só pela minha identidade com a história, que é comum, mas pela qualidade do filme, a imagem, a interpretação da personagem principal, a fantástica engenharia de som. O filme tem todas as qualidades para concorrer ao Oscar, embora algumas pessoas considerem que um filme com um enredo sem muita ação não seja interessante. Esse é um filme muito humano”, disse.
No próximo domingo (23), “Roma” concorrerá ao Oscar em 10 categorias: melhor filme, filme estrangeiro, diretor, com Alfonso Cuarón; atriz, com Yalitza Aparicio; atriz coadjuvante, com Marina de Tavira; roteiro original, edição de som, mixagem de som, direção de arte e fotografia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS