São João da Barra tem baixo risco de infestação do Aedes
21/02/2019 19:06 - Atualizado em 03/03/2019 15:14
Secom - SJB
O Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de São João da Barra apresentou o resultado do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) feito entre os dias 4 e 8 deste mês, e encaminhado ao Governo do Estado. O extrato enviado pelo Estado ao município mostrou que o índice de infestação para o mosquito é de 0.7, considerado de baixo risco.
O levantamento é feito por amostragem de como está a situação do município em relação ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. “Temos desenvolvido um trabalho intenso de combate ao mosquito, e pedimos sempre o apoio da população, que nos ajude olhando seus imóveis pelo menos uma vez por semana eliminando os focos ou possíveis criadouros”, diz Marcos Machado, diretor do NCZ.
Desde o início deste ano o NCZ já realizou em São João da Barra oito mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti. Mais um será realizado nesta sexta nesse período de verão no Carrapicho, Baixada, Coréia e Atafona. Serão visitados em torno de 1.150 imóveis. “Se houver a necessidade outros mutirões serão realizados ainda neste verão”, completa Marcos.
O mutirão conta com ações educativas e eliminação de focos do mosquito em ralos, caixas d’água, cisternas, garrafas, tratamento perifocal em ruas e terrenos, além de distribuição de panfletos. Além dos mutirões, o carro fumacê também tem passado pelas ruas do município. A orientação é deixar as portas e janelas abertas no momento em que o veículo estiver pulverizando as ruas. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS