Diretora é agredida e ameaçada por aluno no Ciep de Goitacazes
Virna Alencar e Bárbara Cabral 21/02/2019 14:51 - Atualizado em 22/02/2019 17:43
Isaías Fernandes
A diretora do Ciep Nação Goitacá, localizado na Estrada de Poço Gordo, em Goitacazes, foi agredida e ameaçada de morte por um aluno, na manhã desta quinta-feira (21), em Campos. O caso aconteceu por volta das 10h, no 1º piso da escola, em frente à secretaria, após a idosa, de 64 anos, ter um desentendimento com o adolescente, de 15 anos. A secretaria de Estado de Educação (Seeduc) informou que, após ouvir os envolvidos e os órgão competentes, ficou decidida a suspensão e transferência do aluno para outra escola da rede estadual. No ano passado, casos de agressão a profissionais em salas de aula tiveram repercussão nacional e externaram a preocupação de toda comunidade escolar. 
De acordo com a Polícia Civil, a vítima relatou que advertiu o menor após flagrá-lo fora da sala em horário de aula. Ao questionar o fato de o aluno estar "matando aula" dentro da escola, ela pediu para que ele se retirasse da unidade. Foi então que o adolescente ficou transtornado e, segundo a denunciante, a agrediu com um tapa no braço e disse que iria “acabar com a vida dela”. Após o desentendimento, uma viatura da PM foi até a unidade de ensino e conduziu a diretora e o aluno para a delegacia.
Segundo a polícia, a vítima não passou por exame de corpo de delito e, após prestar depoimento, disse que voltaria para o 2º turno de aula. Já o adolescente, ao prestar esclarecimentos, negou as acusações e foi liberado.
O caso foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia (Centro). Testemunhas que presenciaram a situação também foram ouvidos na DP. 
Em nota, a Seeduc informou que, assim que tomou ciência do fato, o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, solicitou que a direção da escola e a Diretoria Regional relatassem o caso ao Ministério Público e ao Conselho Tutelar. A secretaria destacou que "não admitirá que os profissionais da rede sofram qualquer tipo de agressão e trabalhará para que esses atos não fiquem impunes. A Seeduc esclarece que já prestou todo o apoio necessário à diretora”.
Casos de repercussão nacional - Em setembro do ano passado, dois casos de agressões sofridas por docentes tiveram repercussão nacional, ambos na Região dos Lagos. No dia 18, o professor Thiago dos Santos Conceição, de 31 anos, foi humilhado por um estudante do 9º ano do ensino fundamental, no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Municipal Mestre Marçal, em Rio das Ostras. Uma semana depois, uma professora do Ensino Fundamental II foi agredida por uma mãe de aluna na Escola Municipal Professora Talita Hernandes Perelló, em Cabo Frio. Os casos levam os profissionais da educação a debaterem o problema.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS