Agricultura ganha destaque em novo consórcio regional
09/05/2019 22:43 - Atualizado em 27/05/2019 12:41
Força regional
A Câmara Técnica da Agricultura do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), esteve reunida nesta quinta-feira (8) pela primeira vez, com secretários municipais e representantes dos municípios de Campos, Cardoso Moreira, São Fidélis e Quissamã. Secretário executivo do Consórcio, Vinicius Viana ressalta que, inicialmente, a agricultura faria parte da Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico e Social. No entanto, tendo em vista a demanda dos municípios no setor, foi constatada a necessidade de criação de uma Câmara Técnica para atender todos os municípios de forma mais efetiva.
Objetivos
Os participantes ainda aprovaram o Regimento Interno, que vai orientar os trabalhos da Câmara Técnica, e apresentaram as principais necessidades de cada município para posterior elaboração das metas e objetivos, tais como a implantação do Polo Agroalimentar (antigo Ceasa), projeto da secretaria municipal de Agricultura de Campos; qualificação e capacitação das equipes técnicas, implantação de selos nos produtos rurais, limpeza e manutenção dos canais e necessidade de reparos nas estradas vicinais, que dificultam o escoamento da produção agropecuária, sobretudo da agricultura familiar, e o turismo rural.
Reforço
O deputado federal Christino Áureo (PP) estará em Campos nesta sexta-feira (10), às 10h. Ele vem para realizar a entrega de equipamentos agrícolas para a Prefeitura de Campos. O investimento, com recursos federais, é fruto de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Paulo Feijó. Christino, que assumiu mandato em Brasília neste ano, se empenhou pela liberação. Com o reforço de equipamentos, o objetivo é melhorar o atendimento aos pequenos produtores rurais do município.
Direito
A Comissão de Direito Eleitoral da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Campos, realiza nesta sexta, às 19h, seu primeiro evento, que tratará de um tema de bastante relevância para o país. A discussão terá como tema a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a competência da Justiça Eleitoral e os processos da operação Lava Jato. Os palestrantes serão os advogados Diogo Mentor e Rafael Nagime, sob mediação de Robson Maciel Júnior, que preside a comissão. Na mesma noite, Robson entregará as portarias dos membros da comissão.
Educação
O Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) realiza, nos próximos dias 14 e 15 de maio, sua VIII Semana de Enfermagem. O evento tem como tema “Oncologia – uma abordagem humanizada”. O objetivo é contribuir para a criação de um ambiente de aprendizado sobre a temática oncológica e promover maior conscientização da equipe multidisciplinar para gerar um cuidado humanizado e seguro. A palestra de abertura será ministrada pelo médico Frederico Paes Barbosa, que falará sobre “O problema do câncer no Brasil”.
Em Brasília
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), continua com agenda na capital federal. Nesta quinta-feira (8), em seu perfil na rede social Facebook, ela mostrou diversas atividades. Entre os encontros, Carla relatou que conversou com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e aproveitou para apresentar o problema da erosão costeira no litoral sanjoanense, sobretudo em Atafona. Acom-panhada do diretor-executivo do fundo de previdência municipal de SJB, reunião é de suma importância para tentar solucionar a questão da aposentadoria dos servidores admitidos antes da promulgação da Constituição em 1988, que, por ora, não podem se aposentar pelo regime pró-prio de previdência.
No Açu
A Gás Natural Açu (GNA), responsável pela construção do maior parque termelétrico a gás natural da América Latina, está formando cerca de 100 alunos que participaram de seu Programa de Qualificação Profissional. Desse total, mais de 20 alunos formados já estão trabalhando nos empreendimentos da GNA, no Porto do Açu. A previsão é que até o fim do ano, outros 258 alunos, que atualmente estão em sala de aula, se formem em cursos dos segmentos de Construção Civil, Eletricidade, Mecânica, Logística e Metalurgia. Até agora, foram sete turmas finalizadas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS