Travessão recebe ação de combate ao Aedes
25/05/2019 08:39 - Atualizado em 27/05/2019 11:31
Uma ação integrada entre o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a secretaria de Governo de Campos será realizada neste sábado, a partir das 9h30, em Travessão, onde se concentra o maior número de casos de chikungunya, para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Cerca 200 pessoas, incluindo o prefeito Rafael Diniz (PPS) e as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano e Social, estarão envolvidas. Nessa sexta-feira, o mutirão foi realizado nos bairros Bela Vista, Penha, Vila Manhães, Parque Prado e Novo Jóquei, com apoio de equipes das superintendências de Postura e Limpeza Pública.
Os mutirões de intensificação dos trabalhos vão acontecer sempre às sextas-feiras, até julho, em vários bairros, em cronograma elaborado a partir do segundo LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti), realizado em maio. A proposta é reduzir os níveis de infestação do Aedes aegypti - transmissor da chikungunya, dengue e zika -, que nesta semana chegaram a pouco mais de 3 mil desde o início do ano.
— Além da ação com larvicida e com o carro fumacê, estamos orientando a todos sobre a importância de dedicarem 10 minutos por semana para cuidar de seu espaço, dentro de casa e no quintal, eliminando focos do mosquito. Com essa postura, podemos reduzir, significativamente, os focos do mosquito — afirmou o diretor do CCZ, Marcelo Sales.
O autônomo Genilson Azevedo, de 26 anos, morador da Penha, elogiou a ação. “Se todos fizerem a sua parte, vamos combater melhor o mosquito. Por isso é importante que nossos vizinhos façam o mesmo”, alertou. O trabalho também foi elogiado pela dona de casa Lecy Barreto, de 78 anos. “Esse trabalho de orientação é muito bom, para que a gente saiba como agir”, acrescentou.
Segundo o segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, o índice médio de infestação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika foi de 4.4%, considerado de alto risco.
Atendimento - No início desta semana, a nova estrutura de atendimento, viabilizada pela Prefeitura de Campos através da secretaria de Governo, começou a funcionar, anexa ao Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI). Ao todo, são mais quatro salas divididas da seguinte forma: duas para o atendimento médico à população e as outras para hidratação e enfermagem, respectivamente. De acordo com o diretor do CRDI, o médico Luiz José de Souza, a nova estrutura melhorou o atendimento às pessoas que procuram a unidade. (A.N.) (M.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS