Barra da lagoa de Grussaí é fechada
25/05/2019 08:43 - Atualizado em 17/06/2019 20:33
A abertura irregular e ilegal da barra da lagoa de Grussaí exigiu da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra uma força-tarefa para seu fechamento, realizado na manhã de quinta-feira. A maré alta impossibilitou a ação logo após a abertura, descoberta na manhã da última quarta-feira, impedindo o uso de maquinário pesado, necessário para conter a entrada de água do mar na lagoa.
Para o fechamento - realizado mediante solicitação e orientação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão responsável pela gestão de Lagoa -, o subsecretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Luís Fernando Aquino, explica ter sido necessário a utilização de equipamento potente, devido à condição do local e da maré, como uma pá carregadeira.
— A solução adotada nesses casos é sempre fechar o canal, após pessoas irresponsáveis e sem conhecimento praticarem esse tipo de crime — disse Luís Fernando.
Abrir a boca da barra, sem autorização de órgãos responsáveis, é crime ambiental conforme determina a Lei Federal 9605/98, com pena de até quatro anos de detenção. A abertura irregular provoca mortalidade da fauna (basicamente de peixes) e prejuízo para a flora da lagoa.
O trabalho realizado para o fechamento contou com a colaboração da Guarda Civil Municipal e com o monitoramento da maré por parte da Defesa Civil.
— É bom ressaltar que a população deve, também, atuar como agente fiscalizador do meio ambiente e denunciar esse tipo de crime para que os infratores sejam enquadrados como a lei determina — ressalta Luís Fernando. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS