Prazo para concluir inscrição do Fies 2019 foi prorrogado até 12 de abril
04/04/2019 16:14 - Atualizado em 15/04/2019 20:22
Site do Fies
Site do Fies / Divulgação
Estudantes que se candidataram para o Fies 2019 se queixam de problemas com a DRI (Documento de Regularidade de Inscrição), que impacta diretamente nas matrículas da chamada regular e, consequentemente, gera atraso na lista de espera do programa. Diante disso, o Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 12 de abril o prazo para os selecionados concluírem sua inscrição no sistema. No mês passado, esse prazo já havia sido prorrogado até 11 de março.
Inicialmente, o edital previa o período entre 26 de fevereiro a 7 de março, para a fase de complementação da inscrição, que é quando os estudantes apresentam documentos mostrando que preenchem os requisitos para participar do programa. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) informou que foi identificado um problema sistêmico e em nota divulgada nesta segunda-feira (01) informou, que casos de erros ou problemas no sistema podem levar o MEC ou os bancos operadores do programa a prorrogarem o prazo de conclusão da inscrição até 30 de junho.
Patrícia Fernandes, de 27 anos, está na lista de espera do Fies e se encontra diante de vários obstáculos. Além de precisar esperar que o problema dos estudantes pré-selecionados na chamada regular seja solucionado, ela também contou que a lista só iniciou de fato no dia 23 de março, sendo que no cronograma o prazo inicial era o dia 27 de fevereiro.
Formada em Recursos Humanos, Patrícia vai embarcar na sua segunda graduação e torce para que o problema seja logo solucionado. “Faço parte de um grupo de whatsapp com mais de 180 pessoas, cada um passando por um situação diferente, estamos em um jogo de ping pong. Minhas chances também estão cada vez menores porque a lista de espera só vai até o dia 10. Alguma coisa está acontecendo e o MEC precisa solucionar o mais rápido possível”, desabafou.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS