Ônibus do Hemocentro coleta doações no pátio da Santa Casa
Virna Alencar 11/04/2019 15:51 - Atualizado em 15/04/2019 18:48
Ônibus do Hemocentro na Santa Casa
Ônibus do Hemocentro na Santa Casa / Genilson Pessanha
O ônibus do Hemocentro Regional de Campos esteve, nesta quinta-feira (11), no estacionamento da Santa Casa de Misericórdia de Campos. Na ocasião foram coletadas cerca de 20 doações. Desde o início de abril, o Hemocentro está sendo obrigado a cancelar as cirurgias eletivas em virtude da queda no número de doações de sangue feitas diretamente na unidade, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM). Apenas as cirurgias de emergência estão sendo priorizadas. Para elevar o número de doações, especialmente com a proximidade de feriados prolongados, como o da Páscoa – este ano comemorado entre os dias 19 a 21 de abril – a Unidade Móvel de Coleta também estará no Porto do Açu, em São João da Barra (SJB), e em Macaé, na próxima semana.
O médico cardiologista, Guilherme Ferreira, de 57 anos, resolveu doar sangue, ontem, por volta das 14h. “Tenho uma amiga internada no Hospital Beneficência Portuguesa com anemia falciforme, que exige reposição de sangue constante. Então, faço essa doação para elevar o banco de sangue para ajudá-la assim como outras pessoas que estejam precisando. Já doei sangue mais de dez vezes, esse ano é a segunda. Doar sangue faz bem para mim também”, disse.
A operadora de caixa, Raquel Martins, de 28 anos, moradora do bairro Penha, também foi à unidade móvel, que esteve no estacionamento da Santa Casa de Misericórdia de Campos, das 8h as 15h. “Há dois anos recebi doação de sangue porque tive um aborto. Soube que uma senhora, internada na Santa Casa, precisa de 15 bolsas de sangue, e, por isso, não consegue passar por uma cirurgia cardiovascular. Hoje, tento retribuir o bem que me fizeram”, contou.
Ônibus do Hemocentro na Santa Casa
Ônibus do Hemocentro na Santa Casa / Genilson Pessanha
Segundo a enfermeira Jureni Mendes, por meio das unidades móveis, a população está tendo consciência da importância de ser doador. “Na última quinta-feira (4), neste mesmo espaço, recebemos 7 doações. Hoje (ontem), chegamos a quase 20 doações, uma quantidade razoável. Pode ser melhor”, destacou.
Atualmente, o volume de bolsas de sangue do hemocentro está bem aquém das 70 bolsas diárias, necessárias para se manter um estoque regular. A unidade precisa de todos os tipos sanguíneos, tanto de fator positivo, quanto negativo.
As condições para doação são: apresentação de um documento de identidade com foto, boas condições de saúde, peso superior a 50kg, idade entre 18 e 65 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS