Bolsonaro e outros sete líderes sul-americanos assinam declaração para criação do Prosul
22/03/2019 16:36 - Atualizado em 03/04/2019 17:36
Apesar de ser paulista, Bolsonaro foi deputado por mais de 20 anos pelo Rio de Janeiro
Apesar de ser paulista, Bolsonaro foi deputado por mais de 20 anos pelo Rio de Janeiro / Agência Brasil
Representantes de oito países sul-americanos, incluindo o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, assinaram na tarde desta sexta-feira (22) a Declaração de Santiago, um documento com uma proposta para a criação do Prosul, fórum de desenvolvimento e integração regional, que deve substituir a União das Nações Sul-Americanos (Unasul).
O presidente chileno Sebastián Piñera afirmou que a assinatura do documento "estabelece um compromisso dos presidentes de colaboração, diálogo e integração na América do Sul".
De acordo com ele, o fórum será implementado gradualmente e deve "ter uma estrutura flexível, leve, barata, com regras operacionais claras e um ágil mecanismo de tomada de decisão".
Ele terminou sua declaração no ato de assinatura dizendo que o Prosul vai ser um "fórum sem ideologia, que vai respeitar a diversidade dos países que elegeram seus governos" e que o objetivo é "avançar juntos, melhorar a qualidade de vida e criar mais oportunidades para que todos os habitantes possam seguir com seus projetos de liberdade".
Além de Bolsonaro, assinaram o documento Mauricio Macri (Argentina), Sebastian Piñera (Chile), Mario Abdo Benítez (Paraguai), Martín Vizcarra (Peru), Iván Duque Márquez (Colômbia), Lenín Moreno (Equador) e George Talbot (embaixador da Guiana).
A ideia do Prosul é ser um fórum de desenvolvimento regional para substituir a União das Nações Sul-Americanas (Unasul).
Com sede em Quito, a Unasul foi formada em 2008 por 12 países da América do Sul com o objetivo de promover a coordenação política, econômica e social da região. A iniciativa surgiu na era de ouro dos governos de esquerda na América Latina com lideranças como Luis Inácio Lula da Silva (Brasil), Michelle Bachelet (Chile), Rafael Correa (Equador), Néstor e Cristina Kirchner (Argentina) e Chávez (Venezuela).
Atualmente, apenas Bolívia, Guiana, Suriname, Uruguai e Venezuela seguem no grupo. Desde abril de 2018, sete dos seus países-membros (Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Paraguai, Peru e Equador) suspenderam sua participação ou anunciaram saída definitiva da organização devido à discordância sobre o seu funcionamento.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS