Justiça Itinerante comemora 12 anos
- Atualizado em 30/03/2019 09:54
Supcom - Divulgação
O auditório da Universidade Cândido Mendes recebeu ontem, autoridades da área judiciária para comemorar os 12 anos do programa Justiça Itinerante no Norte Fluminense. A vice-prefeita de Campos, Conceição SantAnna, prestigiou o evento que teve como umas das palestrantes, a superintendente municipal de Assistência Judiciária, Mariana Lontra Costa.
Em Campos, a superintendência de Justiça e Assistência Judiciária representa a parceria com o programa que atua em Morro do Coco e Goitacazes, onde também há um núcleo da superintendência.
— Esta parceria é mais do que uma obrigação, enquanto município, o poder público estar de mãos dadas nessas ações, nesses trabalhos tão importantes à população, principalmente a mais carente. A JI vai onde as pessoas não têm acesso ou desconhecem seus direitos. Campos é uma cidade muito grande e quando a JI vai a pontas opostas, como acontece atualmente, que é Morro do Coco e na Baixada Campista, a gente percebe como a JI tem a capacidade de ajudar pessoas. Vim parabenizá-los pelo belíssimo trabalho que vêm realizando e que venham muitos e muitos anos promovendo acesso ao direito — destacou Conceição SantAnna.
O programa atende à população mensalmente através de um ônibus onde atua uma equipe do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O atendimento acontece de 9h às 15h.
Mariana Lontra adiantou que mesmo vencendo em junho deste ano, a superintendência já fez a renovação do convênio para que este trabalho tão importante para a população tenha continuidade. “A JI, assim como os núcleos da superintendência, têm um conceito muito parecido: a gente leva a justiça até as pessoas mais necessitadas. É uma questão de cidadania que proporciona o direito que, às vezes, a população nem sabe que tem. De uma certa forma, a JI resolve a vida deles de uma forma rápida porque a Itinerante é célere e isso facilita muito a vida dessas pessoas”, finalizou a superintendente.
Ao todo, são 25 JI no estado carioca. No Norte Fluminense, além de Campos, há polos em Aperibé, São Francisco de Itabapoana, São José de Ubá, Varre Sai, Carapebus e Cardoso Moreira. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS