São João tem primeiro caso suspeito de H1N1
30/05/2019 21:27 - Atualizado em 10/06/2019 16:57
Santa Casa em SJB
Santa Casa em SJB
O município de São João da Barra teve o primeiro caso suspeito de H1N1. Em nota emitida pela Prefeitura, a secretaria de Saúde informou que todo protocolo foi adotado em relação ao caso e que a paciente foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Recentemente, duas mortes pela doença foram confirmadas em Campos. O H1N1 é um dos subtipos do vírus da gripe que a vacina imuniza. A campanha de vacinação no Estado do Rio será prorrogada até o dia 15 de junho, sendo que a partir do próximo dia 3 a imunização será aberta a toda população, exceto em São João da Barra que irá abrir após a prorrogação.
O caso suspeito chegou a ser divulgado no blog do jornalista Arnaldo Neto, hospedado no Folha 1. Segundo a postagem, a paciente, de Atafona, teria sido transferida para uma unidade hospitalar de Campos na noite da última quinta-feira (30).
Também em nota, a secretaria de Saúde de SJB informou que cerca de 7 mil doses da vacina contra gripe — o equivalente a 70% do público-alvo — já foram aplicadas desde o início da campanha: “Reforçamos que a vacina contra gripe é o meio mais eficaz na prevenção à doença e se encontra disponível para a população em nove unidades de saúde da rede municipal atendendo, até o dia 15 de junho, o grupo prioritário. Após essa data, a vacinação estará disponível a toda população”.
No último dia 28, a Prefeitura de Campos confirmou duas mortes por H1N1 no município, de uma mulher e uma criança. De acordo com a assessoria, a mulher de 27 anos era moradora de outro município, mas não informou qual. Ela estava internada em um hospital da rede pública e morreu no 3 de maio. Já a criança, de 6 anos, estava internada em um hospital particular e veio a óbito no dia 18 de maio. O município não informou quando os pacientes deram entrada nas unidades hospitalares. Ainda segundo o órgão, os dois não estavam vacinados. Além das mortes, foram notificados 17 casos, sendo três de cidades próximas.
Até o último dia 28, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) contabilizou 77 casos de H1N1, sendo 20 óbitos. Desde a abertura da campanha, que aconteceu no dia 10 de abril, foram imunizados 2,6 milhões de pessoas, o que corresponde a 54,5% de cobertura. A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde é vacinar 4,9 milhões de pessoas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS