Programa incentiva pequenos agricultores em Campos
24/05/2019 21:27 - Atualizado em 27/05/2019 10:52
A agricultura familiar do Brasil é a oitava maior produtora de alimentos do mundo, com um faturamento anual de US$ 55,2 bilhões, segundo dados do Banco Mundial, sendo responsável por 70% da comida que chega às mesas das famílias brasileiras. Em Campos, o segmento acaba de receber novo impulso com o Programa de Apoio e Incentivo ao Produtor Rural Familiar, através do Fundecam.
Nesta sexta-feira, pequenos agricultores foram recebidos pelo prefeito Rafael Diniz ao assinar contratos do programa. O produtor Amaro Gomes da Silva falou sobre a expansão de sua produção.
— É a oportunidade de realizar um sonho vendo o crescimento do meu negócio. Graças a Deus as coisas começam a melhorar. Estou ainda mais disposto porque com a compra de mais vacas, minha produção de leite dobrou. Hoje tiro mais de 65 litros por dia. O programa é muito bom porque ajuda a quem realmente merece — disse Amaro, do distrito de Vila Nova e, com a linha de crédito, adquiriu 26 cabeças de gado para aumentar a produção leiteira.
Na última semana outros três produtores de Mata da Cruz também assinaram os contratos. Pelo Fundecam Agricultura Familiar, o agricultor que participa do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) pode levar o contrato ao Fundecam para a equalização da taxa de juros. Ao fim do contrato, o programa devolve ao produtor os valores referentes aos juros pagos, desde que estes tenham sido efetuados em dia.
— O programa é um grande incentivo e já tem auxiliado aos pequenos produtores rurais, oferecendo a vantagem de devolver ao produtor, ao final do contrato, os valores referentes aos juros pagos, desde que tenha se mantido em dia — disse o presidente do Fundecam, Rodrigo Lira.
O Fundecam possui quatro linhas de financiamento: Fundecam Empreendedor, Fundecam Inovação, Fundecam Agricultura Familiar e Fundecam Economia Solidária. Os interessados podem procurar a Casa do Empreendedor, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na Rua Salvador Corrêa, 21, Centro, de 8h às 17h. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS