No Folha no Ar, Brand Arenari destaca investimentos na Educação
Ícaro Barbosa 27/05/2019 07:50 - Atualizado em 06/06/2019 14:42
O secretário de Educação de Campos, Brand Arenari, foi o entrevistado da primeira edição do programa Folha no Ar, da rádio Folha FM 98,3, desta segunda-feira (27). Entre outros assuntos, Brand destacou os investimentos da Prefeitura na rede municipal de educação e comentou sobre a política local. Brand destacou os importantes trabalhos “subterrâneos” que vêm sendo realizados pela sua gestão e como seus frutos estão sendo colhidos em diversos pontos na educação do município, como a compra dos uniformes, que têm previsão de chegada em 20 dias.
Sobre os Centros Municipais de Educação Integrais (Cemei), o secretário afirmou que “uma ação transformadora não pode ser projeto de um governo, tem que ser da sociedade. Quando lançamos um projeto como o Cemei, fazemos um convite para que ela abrace essa ideia”, ressaltou. Limitando-se à área da educação, Brand também comentou sobre as manifestações dos servidores públicos.
— Desde o primeiro ano de governo, quando Rafael colocou as questões do município acima das questões eleitorais, nós passamos por duas crises muito grandes: financeira e institucional. Se nós perguntarmos para qualquer trabalhador na rua, ele está passando por um momento de recessão financeira. Quando eu recebi o Sepe, nas diversas vezes neste ano, sempre coloquei o argumento da valorização do servidor, e deixei bem claro que nunca vi um prefeito que tenha feito mais esforço para manter o salário do servidor em dia do que Rafael. No caso dos sindicalistas, servidores, professores, nós temos tido, mesmo com essa paralisação, uma relação bastante respeitosa, com conversas o tempo todo, uma marca do governo do Rafael Diniz. Nós os recebemos o tempo todo e mostramos a conta com total transparência. Não sei em termos comparativos, mas os servidores da Educação tiveram, comigo na secretária, uma série de demandas históricas atendidas, mesmo que elas não envolvessem diretamente questões financeiras, como, por exemplo, a Lei do 1/3, que permitiu aos professores a flexibilidade do planejamento — destacou o secretário.
Sobre as demandas dos servidores, o Brand exemplificou: “No ponto de vista financeiro, o município passa por sua maior crise da história. Isso faz com que nem todas as demandas possam ser atendidas, como a redução de trabalho dos auxiliares de turma de 40 para 30 horas. O prefeito Rafael nunca jogou a população contra os servidores, como já fizeram outras vezes, até porque ele também é um servidor, eu também”.
O secretário também buscou explicar os planos para a Educação em Campos e fez previsões sobre melhora nos índices. “Eu tento focar o máximo possível em políticas de longo prazo, realmente transformadoras. O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é uma consequência, não podemos reduzir nossa ação ao impacto do Ideb, nós montamos o caminho para o município ter uma virada, em todos os aspectos, no campo da educação. É importante que as pessoas saibam que a nota do Ideb é calculada da seguinte forma: 50% é o resultado em português e matemática e os outros 50% são do fluxo de aprovação. Por isso que as gestões anteriores aprovavam automaticamente. Com muita coragem, rompemos essa máquina de analfabetismo. Hoje, já estamos reprovando, a fim de alcançar um bom patamar em 2021”, explicou.
Eleições de 2020 — As eleições municipais do próximo ano também foram abordadas durante a entrevista. Brand considera o cenário nacional nebuloso e, por ter peso sobre o pleito regional, deixa a eleição de 2020 ainda em aberto, mas o secretário não deixa de apostar na reeleição de Rafael.
— O peso nacional sempre influencia, tudo isso pode dar outros caminhos para a eleição. A partir de 2019, as pessoas começaram a entender o governo do prefeito Rafael Diniz e isso dá folego para uma possível reeleição. A retomada das políticas sociais vai permitir algumas notícias boas, subterrâneas, como o ajuste fiscal — afirma Brand.
Acompanhe a entrevista:
O secretário de Educação de Campos, Brand Arenari, foi o entrevistado da primeira edição do programa Folha no Ar, da rádio Folha FM 98,3, desta segunda-feira (27). Entre outros assuntos, Brand destacou os investimentos da Prefeitura na rede municipal de educação e comentou sobre a política local. Brand destacou os importantes trabalhos “subterrâneos” que vem sendo realizados pela sua gestão, e como seus frutos estão sendo colhidos em diversos pontos na educação do município, como a compra dos uniformes, que tem previsão de chegada em 20 dias.
 Segundo o secretário, quando perguntado sobre os Centros Municipais de Educação Integrais (cemei) – Uma ação transformadora não pode ser projeto de um governo, tem que ser da sociedade, quando lançamos um projeto como o CEMEI fazemos um convite para que ela abrace essa ideia.
 Brand Arenari também comentou a situação das manifestações dos servidores públicos, se atendo a área da educação – Desde o primeiro ano de governo, quando Rafael colocou as questões do município acima das questões eleitorais. Nós passamos por duas crises muito grandes: Financeira e Institucional. Se nós perguntarmos para qualquer trabalhador na rua, ele está passando por um momento de recessão financeira. Quando eu recebi o SEPE, as diversas vezes nesse ano, sempre coloquei o argumento da valorização do servidor, e deixei bem claro que nunca vi um prefeito que tenha feito mais esforço para manter o salário do servidor em dia do que Rafael.
 Complementou: “No caso dos sindicalistas, servidores, professores, nós temos tido, mesmo com essa paralisação, uma relação bastante respeitosa, com conversas o tempo todo, uma marca do governo do Rafael Diniz. Nós os recebemos o tempo todo e mostramos a conta com total transparência. Não sei em termos comparativos, mas os servidores da educação tiveram, comigo na secretária, uma série de demandas históricas atendidas, mesmo que elas não envolvessem diretamente questões financeiras, como, por exemplo, a Lei do 1/3, que permitiu aos professores a flexibilidade do planejamento."
 Sobre as demandas dos servidores, o secretário exemplificou – No ponto de vista financeiro, o município passa por sua maior crise da história, isso faz com que nem todas as demandas possam ser atendidas, como a redução de trabalho dos auxiliares de turma de 40 para 30 horas – Após, lembrou: “O prefeito Rafael nunca jogou a população contra os servidores, como já fizeram outras vezes, até porque ele também é um servidor, eu também.”
  O secretário também buscou explicar os planos e realizou previsões sobre  melhora nos índices, baseado em seu trabalho – Eu tento focar o máximo possível em políticas de longo prazo, realmente transformadoras, o IDEB é uma consequência, não podemos reduzir nossa ação ao impacto do IDEB, nós montamos o caminho para município ter uma virada, em todos os aspectos, no campo da educação. É importante que as pessoas saibam que a nota do IDEB é calculada da seguinte forma: 50% é o resultado em português e matemática e os outros 50% são do fluxo de aprovação. Por isso que as gestões anteriores aprovavam automaticamente, com muita coragem rompemos essa máquina de analfabetismo. Hoje já estamos reprovando, a fim de alcançar um bom patamar em 2021.
Eleições de 2020 – Ao ser perguntado pela bancada sobre o cenário das eleições municipais Brand Arenari respondeu: “O cenário nacional está muito nebuloso, 2020 é uma eleição que ainda está aberta, o peso nacional sempre influência, tudo isso pode dar outros caminhos para a eleição. A partir de 2019, as pessoas começaram a entender o governo do prefeito Rafael Diniz, e isso dá folego para uma possível reeleição. A retomada das políticas sociais vai permitir algumas notícias boas, subterrâneas, como o ajuste fiscal, mostrem seus resultados.”

ÚLTIMAS NOTÍCIAS