Terceira idade com "Vida Ativa"
03/06/2019 20:40 - Atualizado em 06/06/2019 15:14
A chegada da terceira idade já significou relaxamento com o corpo. Mas, nos dias de hoje, pelo menos na Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro (Uenf), a situação é bem diferente. A universidade conta com o projeto Vida Ativa na Uenf, que oferece aulas de yoga, pilates, inglês, espanhol, informática, dança, artesanato, arteterapia, treinamento funcional, além de oficinas de memória e smartphone.
A importância do projeto, segundo o professor Jó Crispim, está na socialização dos participantes. “Tenho testemunhos de pessoas que chegaram aqui com comportamentos inadequados à vida social e depois se engajaram no projeto e agora estão na sociedade participando de várias atividades. A ação socializa as pessoas”, disse Jó, há seis anos no projeto.
Dona Clarinda, de 70 anos, vê outra área de melhora ao participar do projeto Vida Ativa: o condicionamento físico. “Pra mim, é uma maravilha. Isso aqui é muito bom, fortalece a musculatura, melhora a postura. Eu faço hidroginástica e artesanato, tudo aqui (na UENF)”, disse Clarinda, que participa das atividades quatro vezes por semana.
Para participar das atividades é necessário vir à sala da coordenação do programa, no térreo do Prédio E1, de segunda a sexta, das 8h às 12h, com os seguintes documentos: duas fotos 3×4, identidade e CPF originais e atestado médico original e recente.
O aluno deve ter 55 anos ou mais e o atestado médico deve especificar que o aluno está capacitado a executar a atividade física desejada. A coordenação do projeto atende no telefone (22) 2748-6063. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS