Fábrica de sucos eleva a produção em 800%
04/06/2019 20:47 - Atualizado em 10/06/2019 17:04
Com uma ideia na cabeça e um projeto na mão, John Victor Rocha de Souza, 28 anos, viu a oportunidade de crescer sua pequena fábrica de sucos em copo. Poucos meses depois do primeiro contato e da consultoria com o Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), a produção dos sucos da Frutaly cresceu 800% a partir do financiamento de uma envasadora industrial automática. Desde então, dos 200 copos/hora, a produção passou para 1.800 copos/hora.
O Novo Fundecam, reformulado em 2017 pela Prefeitura de Campos, conta atualmente com quatro linhas de crédito e em todas o foco é atender o campista em seus pequenos e médios empreendimentos, como forma de gerar crescimento econômico e renda para quem, de fato, precisa.
O empreendedor viu a oportunidade de criar um negócio próprio quando trabalhava com entrega de quentinhas. A partir do pedido dos clientes para sucos, a ideia surgiu.
— Tentei primeiro com suco de laranja e deu certo até que os clientes pediram para variar sabores. Mas para dar conta do volume de pedidos eu teria que fazer em grande quantidade e estocar. Resolvi apostar e fui até São Paulo fazer o curso de capacitação em pasteurização e comecei assim. Comprei máquinas manuais de envasamento, mas tudo demorava muito para produzir. Foi quando ouvi falar do Fundecam e de quantas pessoas já havia atendido. Pensei que eu poderia ser uma dessas e fui até lá procurar informações. Montei um projeto, vieram na fábrica fazer vistoria, conversei com o pessoal do Sebrae e passei por consultorias. Foram três meses de processo e capacitação até que meu projeto foi aprovado — relata John.
A envasadora industrial foi encomendada e precisou ser feita a partir das necessidades da micro indústria de John. Após mais três meses, a máquina foi entregue e pôde ser instalada. Desde abril, John entrega o suco feito em Campos não só dentro da cidade, mas também em Macaé, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e até Cabo Frio, na Região dos Lagos.
— Todos os dias tenho entrega e vendo tudo que produzo E vou crescer ainda mais. Depois da máquina, eu consegui baratear meu produto e me tornei ainda mais competitivo no mercado. É minha galinha dos ovos de ouro — brinca.
Pelo modelo de negócio e a necessidade da compra de maquinário, a Frutaly foi incluída no Fundecam Inovação, que libera até R$ 50 mil mediante análise, com taxa de juros de 6% ao ano. Mas o Fundo tem programas a partir de R$ 1 mil e podem ser utilizados para capital de giro ou para compra de mobiliário, reformas e mais, com taxa de juros de 2% ao ano (0,17% ao mês). (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS