Obras de ponte ainda paradas
- Atualizado em 18/05/2019 14:37
  • Obra da ponte da Integração

    Obra da ponte da Integração

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    Obra da ponte da Integração

Ainda parada por falta de recursos, a conclusão da obra da ponte Integração, que irá ligar São João da Barra a São Francisco de Itabapoana, ainda é dúvida. Iniciada em junho de 2014, a construção é uma grande expectativa para o desenvolvimento da região, pois servirá como uma rota de escoamento de produções, além de diminuir a distância entre os dois municípios. O Departamento de Estradas de Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ) informou que aguarda liberação de verba para a retomada da obra.
Na última quinta-feira, o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) assinou a transferência de R$ 120 milhões para o DER-RJ. Com o recurso será possível, entre outras ações, a restauração e recuperação de pontes no estado e também as rodovias estaduais. O governado Wilson Witzel (PSC) participou da cerimônia, que ocorreu no Palácio Guanabara, e falou sobre a importância da parceria.
— A parceria entre o Detran e o DER-RJ deixará um legado para o estado. A transferência deste recurso representa a melhora das nossas estradas, principalmente daquelas localizadas no interior fluminense, além de ser um reforço na campanha ‘Detran Seguro’. É preciso prevalecer a função social do Estado e estamos realizando um rigoroso trabalho nos gastos públicos — disse Witzel.
O recurso de R$ 120 milhões faz parte do montante de R$ 200 milhões que o Detran economizou com a revisão de contratos desde o início da gestão. As obras, que estão a cargo do DER-RJ, vão contemplar todo o território estadual.
A construção está orçada em R$ 105,7 milhões. A ponte terá 1.344 metros de comprimento e 16,2 metros de largura. São 35 pilares, sendo 17 no trecho do rio Paraíba do Sul, 14 em São João da Barra e quatro em São Francisco. A ponte encurtará em 80 quilômetros a distância entre a sede dos dois municípios. Pelo lado de São João da Barra, a estrutura está compreendida entre a intersecção com a BR 356, próximo ao trevo do Açu, em São João da Barra, e a RJ 194, na localidade de Campo Novo, em São Francisco de Itabapoana.
Após diversas paralisações, a construção foi retomada no ano passado. O então governador Luiz Fernando Pezão (MDB) prometeu a conclusão até o fim do seu mandato. No entanto, acabou preso pela Lava Jato em novembro, sem cumprir o prometido.
O projeto da ponte atual substitui o original, de uma outra ponte, batizada de João Figueiredo, que teve início em 1981, mas foi paralisado em 1985.
No início do ano, secretário Lucas Tristão chegou a visitar canteiro de obra da ponte
No início do ano, secretário Lucas Tristão chegou a visitar canteiro de obra da ponte / Isaías Fernandes
Promessas foram feitas no começo do ano
As dúvidas sobre a conclusão da Ponte da Integração suscitaram após o governador Wilson Witzel não incluí-la nas prioridades para os 100 e 180 dias de governo. Após o anúncio e a cobrança por parte de parlamentares da região, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão, esteve nas obras a convite do deputado federal Wladimir Garotinho (PRP). Dias depois, durante inauguração do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), em Campos, o governador garantiu que a obra da ponte será concluída.
No dia 11 de janeiro deste ano, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão, visitou o canteiro de obras e ressaltou que iria levar a questão da liberação dos R$ 6 milhões para que a obra não parasse novamente ao secretário de Fazenda. Na ocasião, ele destacou que atual gestão recebeu uma “herança maldita”, com um caixa defasado em mais de R$ 10 milhões.
Já no dia 15 de janeiro deste ano, o governador Witzel esteve em Campos para inaugurar uma nova unidade do Degase e, ao falar sobre a ponte, destacou que é necessário vontade política. (M.S.) (A.N.)

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