Criadouros de mosquito Aedes aegypti podem ser denunciados
Camilla Silva 07/05/2019 19:11 - Atualizado em 15/05/2019 20:45
Divulgação - Leitor
Com mais de 2 mil casos confirmados de chikungunya no município, os cuidados com o Aedes aegypti precisam ser redobrados. No estado do Rio de Janeiro, duas pessoas morreram em decorrência da doença. Mas o que fazer quando flagrar algum criadouro do mosquito em áreas a que não se tem acesso? A Folha da Manhã recebeu fotos, feitas por um leitor, que mostram uma piscina abandonada com água parada, em uma residência localizada no Parque Tamandaré, vizinha ao prédio em que mora. A Prefeitura informou que tem um canal de denúncia para esses casos. Por causa do aumento no número de episódios da doença em todo o estado, São Fidélis está distribuindo gratuitamente repelente a moradores de alguns bairros, mesma medida tomada por Itaperuna na última semana.
Segundo a Prefeitura de Campos, foram registrados 2.150 casos de chikungunya até abril de 2019, número muito acima do que foi registrado no mesmo período do ano passado, principalmente nos três primeiros meses.
Sobre a denúncia, a superintendência de Postura e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) afirmaram que vão encaminhar uma equipe ao local ainda nesta semana para orientar o proprietário sobre a manutenção da piscina. “Caso a limpeza não seja providenciada, outras medidas serão tomadas, como notificação ou aplicação de multa”, informou em nota.
Para denúncias, a população pode entrar contato com a Postura, através do telefone (22) 98168-3645, ou com o CCZ, pelo (22) 98126-5234.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) afirmou, ainda, que continua atuando no combate ao Aedes aegypti e na realização do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). É fundamental a participação da população de diferentes formas, como o monitoramento das residências, reservando 10 minutos para vistoriar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya. “Outra forma de prevenir é não fazer o descarte de lixo e entulho em terrenos baldios e nem em vias públicas e colaborar com a coleta de lixo, que é feita regularmente nos bairros do município”, afirmou.
Repelente — A secretaria de Saúde de São Fidélis informou que está distribuindo repelentes para moradores dos bairros Ipuca, Penha, Barão de Macaúbas e Parque Tinola, indicados por estudos da Vigilância Ambiental. Os produtos serão entregues em farmácias do Sistema Único de Saúde e o interessado deve levar comprovante de residência, cartão nacional do SUS e documento de identificação. “Mantendo este trabalho de prevenção, os moradores dos bairros Ipuca, Penha, Barão de Macaúbas e Parque Tinola, devido ao estudo da Vigilância Ambiental, receberão repelentes”, afirmou o município em nota.
Desde a última semana, a secretaria municipal de Saúde de Itaperuna também tomou a medida. Segundo o órgão, apesar da nota técnica estadual recomendar a entrega apenas a grupos prioritários, como crianças e idosos, a Prefeitura buscará atender toda a população do município. Para a retirada do produto, os interessados deverão se dirigir à UBS mais próxima de casa, portando o cartão nacional do SUS e um documento de identidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS